Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, julho 11, 2006

Acidente decepa mão de trabalhador

Na madrugada da terça-feira, 24 de maio de 2005, o ajudante de produção, Willians Ferreira de Alencar, teve sua mão direita decepada quando alimentava uma prensa excêntrica de fricção de forjar peças a quente, na Metalúrgica Onix S.A., localizada em Cotia.

Causa
A luva utilizada pelo trabalhador enroscou no pino guia da ferramenta e Willians foi atingido pelo martelo da prensa.

EPI inadequado
Segundo o boletim de ocorrência 013/2005, o trabalhador utilizava uma luva de outro colega, maior que sua mão, pois a empresa não oferece Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados.

Não recebeu treinamento
Outro problema é que o trabalhador não recebeu treinamento para desempenhar a função de operador de prensa, segundo a irmã da vítima, Irani Ferreira de Alencar, que registrou o boletim na 1ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre infrações contra organização sindical e acidentes do trabalho.

Histórico de acidentes na empresa
Esse é o segundo acidente na empresa em menos de um ano. Em 17 de novembro de 2004, outro trabalhador teve quatro dedos de uma das mãos decepados por outra prensa. Diante disso, os trabalhadores da empresa realizaram um protesto, contra a precarização e a falta de segurança no ambiente de trabalho.

Interdição e inquérito
Depois de ser comunicada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, a seção do Ministério do Trabalho, localizada em Cotia, fiscalizou a empresa e interditou a prensa até a chegada da Polícia Técnica.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região - Osasco, 3 de junho de 2005

posted by ACCA@11:07 PM