Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, abril 14, 2006

Pára-quedista atravessa Canal da Mancha


Pára-quedista atravessa Canal da Mancha


Em 31 de julho de 2003, um dublê austríaco tornou-se, a primeira pessoa a atravessar em queda livre o Canal da Mancha, caindo a uma velocidade de 200 km por hora.

Felix Baumgartner saltou de um avião a 9.000 m de altura, sobre Dover, Grã-Bretanha, usando uma asa de carbono projetada para o feito e voando em direção à França. Ele abriu seu pára-quedas sobre o porto de Calais, já em território francês.

"Eu consegui, o que é maravilhoso", disse o dublê ao aterrissar.

"Faz muito frio lá em cima. Ainda não consigo sentir nada", afirmou Baumgartner, que se auto-intitula o "Deus dos Céus".

Levantando vôo no começo da manhã para evitar os aviões comerciais, o austríaco usou um suprimento de oxigênio durante a queda para continuar vivo no ar rarefeito.

A equipe estima que o pára-quedista chegou a uma velocidade de cerca de 200 km por hora durante a queda, que levou dez minutos.

Baumgartner, 34, bateu os recordes mundiais para os saltos de "base jump" mais alto e mais baixo. O "base jump" é uma modalidade de salto na qual o pára-quedista parte de um ponto fixo, e não de um avião. O dublê saltou em 1999 das Petronas Towers (Malásia) e da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Fonte: UOL Noticias - 31/07/2003

posted by ACCA@4:49 PM