Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, junho 28, 2006

Acidentes com crianças

A cada ano, os acidentes no grupo de crianças com idade abaixo de 14 anos resultam em quase 7.000 mortes e 40 mil ficaram com incapacidade física permanente. No total, foram 140 mil internações devido a acidentes.

De acordo com o governo brasileiro, cerca de R$ 63 milhões são gastos na rede do SUS – Sistema Único de Saúde.

Prevenção
Bom senso, aliado a medidas preventivas, como não deixar a criança brincar com saco plástico ou exigir certificação de qualidade nos brinquedos-, evitaria cerca de 90% dos acidentes.

Estima-se que pelo menos 90% dessas lesões podem ser prevenidas da seguinte maneira:
1-Ações educativas;
2-Modificações no meio ambiente;
3-Modificações de engenharia;
4-Criação e cumprimento de legislação e regulamentação específicas.

Ranking dos acidentes fatais

1-Na lista de acidentes fatais, o principal vilão é a água. Brincadeiras em rios, no mar, em piscinas e até em banheiras são responsáveis por 21% das mortes acidentais.
2-Em segundo lugar, estão os atropelamentos (18%). Muitos pais não sabem que uma criança menor de dez anos não deve atravessar a rua sozinha, pois não tem condições de julgar adequadamente se o carro está longe ou perto e o quanto ela vai demorar para ir de um lado ao outro da rua.
3-As batidas de automóvel em que a criança não está acomodada com segurança representam 16% dos acidentes fatais.
4-Em quarto lugar, está a sufocação (10%)
5-Em quinto lugar, queimaduras (7%) e quedas (7%).

O trauma no mundo

O trauma é a principal causa de morte em crianças e adultos jovens, e um dos maiores problemas de saúde pública mundial. Quando há sobrevida, as seqüelas temporárias ou permanentes têm um índice elevado.

Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde, somente em 1998, aproximadamente 5,8 milhões de pessoas morreram vítimas de trauma no mundo, o que representa 97,9 óbitos por 100.000 habitantes. Destes, aproximadamente 800.000 óbitos e 50 milhões de seqüelados estão na faixa etária de 0 a 14 anos de idade.

Fonte: ABIB, Simone de Campos Vieira. Prevenção de Acidentes com Crianças. Artigo apresentado no I Fórum de Prevenção de Acidentes com Crianças, São Paulo, 2004

Print Friendly and PDF

posted by ACCA@3:24 PM