Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, abril 22, 2025

OPERAÇÃO DA PRF NAS ESTRADAS DURANTE A SEMANA SANTA

 


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, durante os cinco dias da Operação Semana Santa e Tiradentes 2025, 1.038 sinistros em rodovias federais brasileiras.

As ocorrências resultaram em 1.198 pessoas feridas e 86 mortes.

RANKING DE SINISTRALIDADE

·        Santa Catarina (145),

·        Minas Gerais (118) e

·        Paraná (110)  .

De acordo com balanço divulgado pela PRF nesta terça-feira (22), em Brasília, 57.062 infrações foram contabilizadas no período.

Ao todo, 118 mil pessoas e 96 mil veículos foram fiscalizados em todo o país ao longo do feriado prolongado.

AS ESTATÍSTICAS DA OPERAÇÃO TRAZEM:

·        excesso de velocidade,

·        as ultrapassagens indevidas

·        o não uso do cinto de segurança

·        alcoolemia ao volante

·        ainda como as condutas irregulares e perigosas mais cometidas pelos condutores no feriadão, destacou a corporação em nota.

ULTRAPASSAGENS  PERIGOSAS

Dentre as infrações figuram 4.875 ultrapassagens indevidas e 3.999 casos em que motoristas/passageiros deixaram de usar o cinto de segurança, além de 1.097 recusas ao teste do etilômetro, 158 constatações de consumo de álcool e 73 pessoas detidas por esse motivo.

Dados da PRF indicam, ainda, 61.687 imagens capturadas de veículos trafegando acima do limite de velocidade.  Fonte: Agência Brasil - Publicado em 22/04/2025

posted by ACCA@6:01 PM

0 comments

segunda-feira, abril 21, 2025

INCÊNDIO EM TORRE DE 52 ANDARES NOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS,

RESUMO

•Incêndio em torre de 52 andares em Sharjah, Emirados Árabes Unidos, deixou 5 mortos e 19 feridos.

•Fogo começou no 42º andar, onde residem cerca de 1.500 pessoas; um morto teve parada cardíaca e outros caíram ao tentar escapar.

•Resgate envolveu bombeiros e polícia; centenas de moradores foram evacuados; causas em investigação pela polícia.

O prédio, com 42 andares residenciais, nove níveis de estacionamento, com 1.500 moradores. 

OPERAÇÃO DE RESGATE

Envolveu bombeiros, ambulância, defesa civil e polícia.

TENTATIVA DE FUGA POR ANDAIMES TERMINA EM TRAGÉDIA

Andaimes e cordas já haviam sido instalados na parte externa do prédio para manutenção contínua. Um morador teria usado as cordas para descer e sobreviveu. Outros tentaram segui-lo, mas perderam o equilíbrio e caíram.  .

'NÃO OUVIMOS O ALARME DE INCÊNDIO'

Um morador que mora no 21º andar disse que nenhum alarme de incêndio foi ouvido ."Vimos fumaça no corredor e descemos as escadas correndo. Quando chegamos ao térreo, as equipes de emergência já estavam lá e nos guiaram para um lugar seguro", ele disse.

Outro morador do terceiro andar relembrou o horror: "Vimos um homem deitado imóvel no chão. Ele pulou do topo do prédio e morreu instantaneamente."

"Não havia chamas visíveis — apenas fumaça espessa", acrescentou outro morador. "Os bombeiros agiram rapidamente, evacuando as pessoas pelas escadas."

MORADORES EVACUADOS, VÍTIMAS

As autoridades confirmaram que 148 moradores foram evacuados em segurança. Além disso, seis pessoas foram hospitalizadas, principalmente devido à inalação de fumaça e ferimentos leves, enquanto outras receberam atendimento no local e, posteriormente, receberam alta.

RETORNO AOS APARTAMENTOS COMEÇA COM CAUTELA

Às 19h20 (horário local), as autoridades começaram a permitir que os moradores retornassem aos seus apartamentos. No entanto, o acesso aos andares acima do 30º andar será liberado somente após autorização da segurança.

INVESTIGAÇÃO EM ANDAMENTO

Acredita-se que o incêndio tenha começado no 42º andar, que permanece isolado. Investigadores estão no local examinando a causa do incêndio. As autoridades pediram a todos os moradores mantenham seus sistemas de alarme de incêndio funcionando e realizem verificações de segurança regulares.  Fonte: Gulf News - Last updated: April 13, 2025  

Marcadores:

posted by ACCA@6:54 PM

0 comments

domingo, abril 13, 2025

INCÊNDIO EM BOATE DEIXA 59 MORTOS E FERE MAIS DE 155 NA MACEDÔNIA DO NORTE

 RESUMO 

·        Um incêndio em boate na Macedônia do Norte matou 59 pessoas e feriu mais de 155, segundo o Ministério do Interior.

·        O incidente ocorreu em Kocani durante um show da banda DNK, hip hop; faíscas de pirotecnia causaram o fogo..

·        O primeiro-ministro lamentou a tragédia, destacando a perda irreparável e a dor das famílias afetadas.

O QUE ACONTECEU

O incêndio começou por volta das 2h30 (01h30 GMT) na boate Pulse, em Kocani, cidade localizada a cerca de 100 km a leste da capital, Skopje, Macedonia do Norte,

Cerca de 500 pessoas estavam na boate, assistindo a um show do grupo de hip‑hop DNK, banda  popular no país.  

INICIO DO FOGO


O fogo teria sido causado por um efeito pirotécnico utilizado na apresentação da banda que se apresentava. "Faíscas causaram o incêndio, e o fogo se espalhou pela discoteca".

Citando relatos iniciais, o incêndio foi iniciado por faíscas de dispositivos pirotécnicos que atingiram o teto, que era feito de material altamente inflamável

Imagens mostram a banda tocando no palco quando dois sinalizadores disparam, e faíscas se espalham rapidamente pelo teto.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que os artefatos pirotécnicos foram acionados. Segundos após o primeiro foco de incêndio, o grupo interrompeu a apresentação, e extintores foram usados em tentativas de conter o fogo, sem sucesso. Houve pânico e correria.

LOCAL

O local foi descrito como uma "boate improvisada" pela imprensa local, tendo sido anteriormente um depósito de tapetes.

CORPO DE BOMBEIROS

Bombeiros conseguiram apagar as chamas antes do amanhecer, enquanto ambulâncias chegavam e saíam de forma frenética.

BOATE


Parte do telhado com estruturas de ferro da boate colapsou, e vigas de madeira internas ficaram expostas e queimadas.

HOSPITAIS

A diretora do hospital de Kocani  disse que a equipe estaria com dificuldades para identificar os pacientes devido à falta de documentos de identidade.

Ela afirmou que os mortos tinham entre 14 e 24 anos. Dezoito pacientes estariam em  condições críticas.

SEGURANÇA

A lista de falhas de segurança na discoteca incendiada é longa, de acordo com denúncia do Ministério Público: extintores de incêndio insuficientes, ausência de duas saídas regulamentares de emergência e detectores de fumaça, descumprimento das normas para veículos de emergência no exterior e de licença para uso de dispositivos pirotécnicos.

Relatos sugerem que havia apenas um uma entrada e saída para a boate improvisada, o que causou pânico.

TESTEMUNHAS

Marija, de 20 anos, disse à emissora Channel 5 que foi pega de surpresa no meio de uma confusão na boate enquanto as pessoas corriam para as saídas. Ela se lembra de ter caído no chão e sido pisoteada durante o caos antes de conseguir sair.

"Não sei como, mas de alguma forma consegui sair", disse ela. "Estou bem agora, mas há muitos mortos."

Ela acrescentou que sua irmã de 25 anos – que sua família estava procurando – havia morrido, dizendo: "Eu fui salva e ela não."

O voluntário da Cruz Vermelha, Mustafa , afirmou que a maioria dos afetados eram jovens de 18 a 20 anos.

"A situação é brutal, caótica, as histórias são muito tristes e, infelizmente, muitas vidas jovens estão sendo perdidas", acrescentou.

VÍTIMAS

59 mortes e 162 feridos

Três dos mortos tinham menos de 18. Entre os feridos, 70 pessoas apresentaram queimaduras e intoxicação por monóxido de carbono. Cerca de 27 pessoas foram hospitalizadas em Skopje com queimaduras consideradas severas. Outras 23, em estado menos grave, foram levadas para um centro clínico da cidade. Muitas das vítimas morreram sufocadas pela fumaça, enquanto outras morreram em decorrência de queimaduras.

POLÍCIA 

Polícia deteve o dono da boate na manhã deste domingo, informou a emissora.

O ministro da Justiça do país, disse que todos os envolvidos na tragédia serão responsabilizados. Quatro pessoas são procuradas pela polícia em conexão com o desastre.

DIA DIFÍCIL E TRISTE, DIZEM AUTORIDADES

O primeiro-ministro lamentou a tragédia em uma publicação no Facebook.

"Este é um dia difícil e muito triste para a Macedônia. A perda de tantas vidas jovens é irreparável, e a dor das famílias, entes queridos e amigos é imensurável'.

INQUÉRITO

O procurador público da Macedônia do Norte, disse que cinco promotores vão investigar o caso. Ele afirmou que as autoridades emitiram ordens para a coleta de provas e que a polícia já tinha começado a reunir os depoimentos das testemunhas.

De acordo com as primeiras informações da investigação, artefatos pirotécnicos incendiaram o teto da boate Pulse. As faíscas atingiram o revestimento, feito de material altamente inflamável, e o fogo se espalhou rapidamente por toda a boate. Uma fumaça espessa se formou à seguir, quando os clientes começaram a abandonar o local às pressas.

O proprietário estava operando com uma licença falsificada que ele apresentou "durante uma inspeção das autoridades competentes em 13 de março de 2024", informou o ministro do Interior. "O documento foi emitido pelo Ministério da Economia, mas a discoteca não tinha uma licença registrada válida", explicou.  Fontes: BBC News 16/03/2025; UOL- 16/03/2025; Folha de São Paulo - 16.mar.2025

Marcadores:

posted by ACCA@6:47 PM

0 comments

quarta-feira, abril 09, 2025

ACIDENTES COM ESCORPIÃO SOMAM MAIS DE 202 MIL NOTIFICAÇÕES EM 2023


 Dados do Ministério da Saúde mostram que pelo menos 202.324 notificações de acidentes com escorpiões foram registradas no país ao longo do ano passado – 20.243 a mais que o total registrado no ano anterior. Esta é a primeira vez que o total de notificações passa de 200 mil.

O número de mortes provocadas por picadas de escorpião também aumentou, passando de 92 em 2022 para 134 no ano passado. As mortes provocadas por acidentes com escorpião ultrapassaram até mesmo os óbitos causados por picadas de serpente que, no ano passado, totalizaram 133.

ENTENDA

O chamado acidente escorpiônico representa o quadro clínico de envenenamento provocado quando um escorpião injeta sua peçonha através do ferrão. Representantes da classe dos aracnídeos, os escorpiões são predominantes nas zonas tropicais e subtropicais do mundo, com maior incidência nos períodos em que há aumento de temperatura e de umidade.

No Brasil, os escorpiões classificados pelo ministério como de importância em saúde pública são:

·        ESCORPIÃO-AMARELO (T. SERRULATUS) - com ampla distribuição em todas as macrorregiões do país, representa a espécie de maior preocupação em função do maior potencial de gravidade do envenenamento e fácil adaptação ao meio urbano.

·        ESCORPIÃO-MARROM (T. BAHIENSIS) - encontrado nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

·        ESCORPIÃO-AMARELO-DO-NORDESTE (T. STIGMURUS) - espécie mais comum no Nordeste, mas com alguns registros nos seguintes estados: Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

·        ESCORPIÃO-PRETO-DA-AMAZÔNIA (T. OBSCURUS) - principal causador de acidentes e óbitos na região Norte e no Mato Grosso.

PERFIL DAS VÍTIMAS

Dados da pasta mostram que a maioria dos casos ocorre em grupos com idade entre 20 e 29 anos,

seguido pelos grupos de 40 a 49 anos,

·        30 a 39 anos e

·        50 a 59 anos.

·        Já o grupo menos acometido é o de 80 anos ou mais, seguido pelo de 70 a 79 anos.

Os números indicam que 53% das vítimas de picadas de escorpião em 2023 eram pardas (53%), seguidas por brancas (30%), pretas (7%) e amarelas (1%), sendo que em 8% dos casos não foi identificada raça ou cor do paciente.

DISTRIBUIÇÃO DOS CASOS

Entre as regiões do país;

·        Sudeste lidera, com 93.369 acidentes com escorpiões.

·        Em seguida, estão o Nordeste, com 77.539;

·        Centro-Oeste, com 16.759;

·        Sul, com 7.573; e o

·        Norte, com 7.084.

NOTIFICAÇÕES

·        São Paulo lidera entre os estados com maior número de notificações (48.651),

·        seguido por Minas Gerais (38.827) e

·        pela Bahia (22.614).

Já Alagoas registra o maior coeficiente de incidência do país (376,02 para cada grupo de 100 mil pessoas).

Minas Gerais responde ainda pela maior taxa de letalidade (0,17).

DADOS DA PASTA REVELAM;

·        65,92% das notificações de acidentes com escorpiões são feitas em zonas urbanas;

·        30,43%, em áreas rurais; e

·        0,53%, em zonas periurbanas,

·        enquanto em 3,12% dos casos a informação foi ignorada ou não foi registrada.

LOCAL E GRAVIDADE DA PICADA

Dentre os principais locais de picada,

·        o pé aparece em primeiro lugar (22,56%).

·        em seguida, estão dedos da mão (22,28%),

·        mão (18,32%),

·        dedos do pé (9,38%),

·        perna (5,63%),

·        tronco (5,38%),

·        braço (4,57%),

·        coxa (3,92%),

·        cabeça (2,64%) e

·        antebraço (2,47%).

·        Em 2,85% dos casos, o local não foi registrado.

De acordo com o ministério, 89% das notificações de acidentes com escorpião registradas em 2023 foram classificadas como leves; 5,99%, como moderadas; e 0,77%, como graves, sendo que, em 4,16% dos casos, o nível de gravidade não foi informado.

TEMPO DE ESPERA

Os números revelam que a taxa de letalidade por picada de escorpião aumenta à medida que o tempo decorrido desde o acidente se torna maior. Em pacientes que receberam atendimento entre uma e 12 horas após serem picados, a taxa se manteve abaixo de 10%. Já em grupos atendidos 24 horas ou mais após serem picados, o índice subiu para quase 40%.

SINTOMAS

Dentre os sinais e sintomas mais comuns entre vítimas de acidentes com escorpiões estão dor (85,69%), edema ou inchaço causado pelo acúmulo de líquidos (64,55%) e equimose ou sangramento no tecido subcutâneo (10,9%). Em 1,26% dos casos, foi identificada necrose ou morte celular.

CURIOSIDADES

O Instituto Butantan lista uma série de fatos curiosos sobre escorpiões:

·        Escorpiões podem ficar fluorescentes porque carregam em sua cutícula substâncias que são chamadas de metabólitos secundários. Por isso, parecem fluorescentes sob a luz ultravioleta. Esse tipo de iluminação ajuda especialistas a fazerem o controle e a coleta dos escorpiões, que precisam ser feito à noite, já que é nesse período que eles saem para caçar.

·        Escorpiões picam pela cauda e não pelas pinças, já que o veneno fica armazenado no interior do órgão conhecido popularmente como cauda. O nome correto dessa parte do corpo do escorpião é metassoma, que ajuda a dar equilíbrio ao animal, além de servir como forma de defesa. Já as pinças são usadas para segurar presas e no acasalamento.

·        Escorpiões do gênero Ananteris têm a capacidade de se desprender da cauda para escapar de predadores. O fenômeno, observado também entre lagartos, é considerado uma automutilação. Quando o órgão é destacado do corpo, o intestino e o ânus param de funcionar corretamente e as fezes ficam acumuladas, causando intoxicação e, posteriormente, a morte do animal.

·        Cerca de 5% das espécies de escorpiões têm capacidade de ter filhotes sozinhas, sem precisar de um parceiro. Esse tipo de reprodução é chamado partenogênese e nada mais é que o desenvolvimento de embriões sem necessidade de fecundação de espermatozoides.

 Fonte: Agência Brasil - Publicado em 07/11/2024

posted by ACCA@5:28 PM

0 comments