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quinta-feira, junho 05, 2025

PASSAGEIRO MORRE NA PLATAFORMA DA ESTAÇÃO CAMPO LIMPO

PASSAGEIRO MORRE AO FICAR PRESO ENTRE METRÔ E PORTA DE PLATAFORMA DA ESTAÇÃO CAMPO LIMPO

Um passageiro morreu na manhã de terça-feira (6) depois de ficar preso entre o trem e a porta da plataforma da estação Campo Limpo da linha 5-lilás, na zona sul de São Paulo.

O acidente ocorreu por volta das 8h, quando as estações têm grande fluxo de passageiros.

TESTEMUNHA

Um passageiro disse que a cena foi desesperadora.

"A porta fechou, a primeira porta do desembarque dos passageiros e a porta do trem, junto com o rapaz. O trem passou por cima dele. Todo mundo começou a chorar na hora, foi desesperador. Não sei nem como mencionar na verdade, não tenho nem cabeça pra isso. Ele ficou preso entre o trem e a porta", afirmou o gestor comercial Bruno Moreira Costa, em entrevista à TV Globo.

VIA MOBILIDADE RESPONSÁVEL PELA VIA

"Mesmo após todos os alarmes visuais e sonoros, ele tentou entrar no trem e acabou ficando preso entre as portas. Neste momento, todos os esforços da concessionária estão concentrados na identificação da vítima, que não portava documentos, e de seus familiares para prestar o suporte necessário", afirmou a ViaMobilidade, que lamentou o acidente.

A empresa ressaltou que está colaborando com as autoridades e que está registrando boletim de ocorrência.

ESPECIALISTA APONTA FALHA

Luis Kolle, presidente da AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô), afirmou que mesmo o passageiro tendo responsabilidade no acidente, houve falha no sistema.

"A atitude do passageiro foi indevida, mas a gente não pode culpar a vítima. Houve uma fatalidade, mas é preciso pensar na melhoria do sistema, porque se aconteceu de uma pessoa ficar presa, alguma coisa no sistema falhou", afirmou.

De acordo com Kolle, em uma situação de risco o trem não deveria ter conseguido partir.

"O trem não deveria ter conseguido partir. Ali tem que ter um sensor, tem que detectar que tem uma pessoa ali. A porta de plataforma teria de abrir de novo. A porta do trem até poderia permanecer fechada, mas a porta de plataforma deveria abrir para a pessoa sair dali da zona de risco. Algum erro de procedimento, alguma falha aconteceu", afirmou.

Apesar da avaliação, o presidente da associação reforçou que somente a perícia técnica vai poder afirmar as causas do acidente.


PLATAFORMA

A porta da plataforma funciona como uma proteção que bloqueia o acesso ao trilho e impede a queda de algum passageiro quando o trem não está no local. Quando o trem para na plataforma e fecha as portas, fica um espaço entre a porta da plataforma e a do trem. Foi nesse vão que o passageiro ficou preso.

NOTA DA  CONCESSIONÁRIA

Em nota, a concessionária diz que a linha 5-lilás dispõe de um sistema, utilizado nacional e internacionalmente, de sensores de obstrução de portas para impedir que os trens partam com as portas abertas, mas não de presença.

"No caso em questão, mesmo após os alarmes visuais e sonoros, ao tentar entrar no vagão, o passageiro acabou ficando no espaço entre o trem e a plataforma, onde não há sensores. Como tanto as portas de plataforma quanto as do vagão estavam fechadas, o trem partiu", afirma trecho da nota da empresa, que diz realizar regularmente campanhas para alertar os passageiros sobre a importância de não entrar nem sair do trem após os alarmes nem tentar segurar as portas.

Mesmo após os alarmes visuais e sonoros, ao tentar entrar no vagão, o passageiro acabou ficando no espaço entre o trem e a plataforma, onde não há sensores. Como tanto as portas de plataforma quanto as do vagão estavam fechadas, o trem partiu

A plataforma tem aviso sonoro e luminoso, mensagem por alto-falantes, faixa amarela de sinalização de segurança, e sensores de movimento nas portas do vagão.

EMPRESA INSTALARÁ SENSORES NOS VÃOS DA PLATAFORMA

O vão entre o trem e a porta da plataforma das estações da Linha 5-Lilás do metrô, administradas pela ViaMobilidade, não tem sensores de presença, que evitam esmagamento. A tecnologia pode detectar a presença de uma pessoa nesse espaço e impedir que o trem continue viagem.

A empresa instalará sensores de presença nesses espaços, entre a porta do trem e a porta da plataforma. Com isso, qualquer objeto, qualquer pessoa, qualquer coisa que esteja ali, será detectado e a porta não fechará. Fonte: Folha de São Paulo - 6.mai.202;g1 SP - 07/05/2025;UOL - 07/05/2025  

Comentário de Rodrigo Leal da Veiga

Vamos falar de clareza, coerência, lógica, discernimento, de bom senso. Obviamente sentimos pela morte de qualquer pessoa nessas condições, é lamentável. Dito isso, sejamos no mínimo lúcidos. Os trens não saem dos trilhos, o sistema é fixo, os acessos, as portas, os sinais sonoros, visuais, luminosos, tudo que orienta o passageiro sempre esteve lá, o sistema está ativo a vários anos, todo o processo de embarque e desembarque é visual, uns podem ver os outros usando o sistema. Os acidentes desse tipo quase sempre ocorrem por imprudência, do usuário, principalmente em SP, com milhões de pessoas usando o transporte e se colocando em risco por pressa, irresponsabilidade, falta de atenção, por brincadeira, por não ter amor a própria vida. Li uma matéria surpreendente a respeito dos metros de Londres e NY, fiquei surpreso com a quantidade de passageiros retirados sem vida dos trilhos, pelos mais diversos motivos, falta de segurança é o menor deles.

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posted by ACCA@6:31 PM