Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, fevereiro 20, 2025

ENTENDA POR QUE DEVEMOS FICAR DENTRO DO CARRO DURANTE CHUVA COM RAIOS E QUANDO FIOS DE ALTA TENSÃO SE ROMPEM

 Medida é explicada pelo princípio da física da Gaiola de Faraday. Na terça‑feira (9/01/24), um homem de 62 anos foi eletrocutado após sair de um veículo atingido por um cabo energizado em SP.

Durante chuva com raios, a regra é clara: se estiver dentro de um carro, mantenha os vidros fechados e não entre em contato com as partes metálicas do veículo. A orientação é dada por autoridades e especialistas e encontra explicação na ciência: trata-se do princípio da Gaiola de Faraday.

Durante a chuva que atingiu a cidade de São Paulo na  terça-feira (9), um homem de 62 anos morreu após sair do seu carro atingido por um cabo da rede elétrica que se rompeu. A mulher que estava com ele, de 60 anos, não saiu do veículo, e foi socorrida sem ferimentos.

Segundo um documento elaborado pelo Instituto de Física da USP de São Carlos (IFSC), "quando uma casca esférica condutora é carregada, toda a carga fica concentrada na superfície externa, e o campo elétrico dentro da casca é nulo. A região interna é completamente livre de influências elétricas externas".

Exemplificando: quando um carro — a gaiola — é atingido por raios ou qualquer tipo de descarga elétrica de alta intensidade, essa energia fica acumulada na parte externa do veículo; internamente, não há perigo se a pessoa não tocar as partes metálicas.

GAIOLA DE FARADAY

O princípio recebeu esse nome porque, em 1836, o físico britânico Michael Faraday construiu uma gaiola para demonstrar na prática a teoria.

O professor Antonio Martins Figueiredo Neto, do Instituto de Física da USP de SP, explicou  que a corrente elétrica só existe se houver um diferencial: "É o caso de a pessoa pisar no chão, porque a terra está a um potencial diferente do carro e, assim, fecha o circuito, gerando a descarga elétrica."

"Pode ocorrer de uma corrente passar pelo carro se os pneus entrarem em contato com água com sal (íons) ou metais", completa. Por isso, a recomendação de, mesmo dentro do carro, não tocar as partes metálicas.

COMO FICAR SEGURO EM DIAS DE TEMPESTADE

A Defesa Civil do Estado de São Paulo lista uma série de dicas de segurança para adotar em dias de tempestade com raios:

·  Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol;

·  Abrigue-se em casa, edifício ou em instalação subterrânea, como o Metrô;

·  Se estiver no carro, mantenha os vidros fechados, sem contato com as partes metálicas do veículo;

·  Caso não encontre um abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos, curvado para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles até a tempestade passar;

·  Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, bem como de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame;

·  Evite soltar pipas, carregar objetos, como canos e varas de pesca e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;

·  Mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões;

·  Fique afastado de janelas, tomadas, torneiras e canos elétricos;

·  Evite tomar banho durante a tempestade.

HOMEM DE 62 ANOS MORREU

Nesta terça-feira (9), um homem de 62 anos foi eletrocutado após ser atingido por um cabo energizado na Rua Pedro de Toledo, em Moema, Zona Sul da capital.

Uma árvore caiu sobre o cabo da rede elétrica, que atingiu o carro onde estava o homem. Pessoas que acompanhavam a cena pediram para que ele não saísse do veículo, mas ele deixou o carro e foi atingido pela descarga elétrica.

O motoboy Robson testemunhou o momento em que o homem foi atingido pelo cabo em São Paulo.

“Chamei o bombeiro do hospital para tentar ajudar os dois [que estavam no carro], só que, quando a gente chegou, o bombeiro pediu bastante para ele não sair do carro. Aí ele saiu. Eu estava pedindo para ela não sair também, e a gente conseguiu que ela não saísse. Aí falei para ele: ‘Pega o extintor, vamos jogando no carro para não pegar fogo no carro”. Deu certo, mas infelizmente [houve] uma vítima”.

E completa: "Ele saiu logo, aí o cabo energizou. Na hora, ele caiu duro, não deu nem tempo. Tinha muito fogo aqui, aí o cabo caiu, estava tudo energizado”.

A vendedora ambulante Maria de Lourdes diz ter percebido o medo do motorista. “Estourou ali e pegou fogo, dando aqueles pipoco, aí o fio quebrou e enrolou no carro dele. Ele deu ré. Quando ele deu ré, ele não poderia sair mais. Mas ele ficou com medo. Nós falamos assim: ‘Corre, corre, chega mais para lá!’. Mas não tinha como.”

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, quatro viaturas atuaram no atendimento. Uma mulher que também estava no carro não deixou o veículo e não morreu. Ela foi levada ao Hospital do Servidor consciente. O caso foi registrado como morte suspeita pelo 27º DP, que requisitou perícia. Fonte: g1 SP e TV Globo — São Paulo - 10/01/2024

Marcadores: , ,

posted by ACCA@3:34 PM

0 comments

quarta-feira, fevereiro 05, 2025

INCÊNDIO EM HOTEL NA TURQUIA MATOU 76 HÓSPEDES

 Pelo menos 76 pessoas, incluindo várias crianças, morreram e outras 68 ficaram feridas em um incêndio em um hotel na estação de esqui no centro da Turquia, 300 quilômetros a leste de Istambul, durante a madrugada. O incêndio começou nas primeiras horas da manhã no hotel Grand Kartal em Bolu, onde 238 pessoas estavam hospedadas durante a temporada de esqui e durante as férias escolares. "Estamos profundamente tristes. Infelizmente, perdemos 76 vidas no incêndio que ocorreu neste hotel", anunciou o Ministro do Interior Ali Yerlikaya no meio da manhã, após inspecionar a cena do incidente.  

Segundo as autoridades, o incêndio começou às 3h30 (horário local) no restaurante do hotel, que ficava no quarto andar do prédio de 12 andares. Por ser feito de madeira, o fogo se alastrou rapidamente, deixando dezenas de pessoas presas. O hotel está localizado em uma estação de esqui isolada na montanha e as equipes de bombeiros mais próximas estavam a uma hora e 15 minutos, disse o governador de Bolu, Abdülaziz Aydin.

 Os bombeiros foram obrigados a apagar o incêndio usando escadas nas laterais do prédio porque o hotel fica em um declive e os andares térreos estavam inacessíveis devido à fumaça. O incêndio foi controlado 11 horas depois. "Há 51 pessoas sendo tratadas em hospitais. Uma está em estado grave e está na UTI. O estado de saúde dos outros pacientes é bom, 17 deles receberam alta", disse o Ministro da Saúde. As autoridades acrescentaram que duas das vítimas morreram enquanto fugiam do incêndio pulando das janelas do quarto.

Algumas pessoas escaparam de seus quartos amarrando lençóis e cobertores nas janelas. O fogo se espalhou rapidamente devido ao revestimento de madeira do prédio, que foi completamente evacuado por medo de desabar devido ao fogo. Outros edifícios no complexo da estação de esqui também foram evacuados por precaução.

TESTEMUNHAS

Vários hóspedes que conseguiram sair do hotel ilesos disseram que o alarme de incêndio não disparou e que eles não conseguiram encontrar as saídas de emergência. "Minha esposa sentiu cheiro de queimado. O alarme não disparou", disse um hóspede, que estava hospedado no terceiro andar do hotel. "Tentamos subir as escadas, mas não conseguimos por causa das chamas. Descemos e saímos", acrescentou.

VÍTIMAS

76 pessoas morreram

68 ficaram feridas,  

51 pessoas hospitalizadas, 1 está na UTI, 17 receberam alta

INVESTIGAÇÃO

Quatro pessoas foram detidas até agora como parte da investigação sobre a rápida propagação do incêndio.

O Ministro da Cultura e Turismo, Mehmet Nuri Ersoy, negou que o hotel tenha sido negligente em seus sistemas de prevenção de incêndio e alarme, dizendo que o complexo passou nas últimas inspeções de segurança. "Até o momento, o corpo de bombeiros não nos comunicou nenhuma situação negativa em relação ao incêndio", disse ele. "Se houver negligência, será revelada na investigação. Nosso procurador-geral também está aqui (na cena do incidente). Tudo, desde a licença e documentos será analisado", disse o ministro do Interior Yerlikaya, durante a visita ao hotel. 

Um dos instrutores de esqui hospedado no hotel, disse que o fogo se espalhou rapidamente porque os extintores de incêndio estavam vencidos. "Se tivesse havido uma intervenção mais precoce e eficaz, por exemplo, com extintores de incêndio,  mas eles não estavam em condições de uso. Estavam vencidos ", disse ele. Fonte: El Mundo - Martes, 21 enero 2025

Marcadores: , ,

posted by ACCA@3:41 PM

0 comments

sábado, fevereiro 01, 2025

INCÊNDIO NO SHOPPING 25 DE MARÇO


 O shopping começa a funcionar às 5h e o incêndio teve início por volta das 6h40 de quarta‑feira (30/10/2024) no segundo andar do prédio.   Antes de pedir socorro, os lojistas tentaram combater o fogo por conta própria logo que o incêndio começou, segundo o Corpo de Bombeiros.

Os bombeiros tentam confinar as chamas, para não atingirem as edificações próximas, já evacuadas. Uma grande coluna de fumaça densa e escura cobre a região e pode ser vista de diversos bairros de São Paulo.

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, o prédio —que tem uma área de 18 mil metros quadrados— pode colapsar. Parte do telhado desabou por volta das 8h.  

Já a Defesa Civil, da prefeitura, afirma que o fogo começou no segundo pavimento, e o foco maior está no primeiro andar.

Ao menos 200 pequenas lojas podem ter sido danificadas, de acordo com estimativa da Defesa Civil.

Muitos consumidores circulavam pelo bairro quando o fogo começou, horário de grande movimento de clientes de diversas regiões do país, que vêm comprar roupas para revenda.

VÍTIMAS

Segundo a prefeitura, três pessoas precisaram de atendimento por inalarem fumaça e estão estáveis. Elas foram encaminhadas ao PS do Hospital Tatuapé e receberam hidratação.

SHOPPING


O teto do shopping desabou por volta das 8h. Segundo a Defesa Civil, "não há risco de colapso estrutural total da edificação".

TESTEMUNHA

O fogo começou em uma loja de duas portas e que ainda estava fechada, segundo o motorista Denilson Sampaio, um dos primeiros a perceber o incêndio.

Ele faz entregas em lojas e ônibus de excursão de compradores e chegou ao local por volta das 5h40 para buscar uma encomenda.

"Fiquei esperando a loja abrir. Por volta das 6h, eu vi que estava saindo fumaça por baixo de uma loja no térreo que ainda estava fechada. Ela fica a uns 100 metros da entrada. Eu comecei a chamar os funcionários das lojas para ajudar e decidimos arrombar a porta", disse.

Ele explicou que os trabalhadores das lojas próximas, que já estavam abertas, ficaram tranquilos.

"Todo mundo achou que era algo simples, pequeno. Quando arrombamos a porta e começamos a levantar, o pessoal apareceu com três extintores e começou a usar, mas nem conseguimos terminar de levantar a porta porque tinha muito fogo", explicou.

Rapidamente, segundo o motorista, uma loja ao lado também começou a pegar fogo.

"Isso foi por volta das 6h. A gente resolveu sair porque a fumaça começou a tomar conta dos corredores. A fumaça expulsou o pessoal. Mas não houve correria porque ainda não estava lotado. A gente achou que era uma coisa pequena", disse.

"O pessoal que trabalha lá começou a chamar um ao outro e foi atrás dos seguranças para falar o que estava acontecendo. Acho que nessa hora alguém deve ter ligado para os Bombeiros", disse.

O porta-voz da corporação, comentou que algumas pessoas tentaram fazer o combate ao fogo logo cedo, mas não conseguiram.

"Porque não eram profissionais brigadistas, não tinham conhecimento, em vez de ligar 193 de imediato, ficaram tentando combater", afirmou.

MORADORES EVACUADOS E RUAS FECHADAS


Moradores de um prédio ao lado do imóvel foram orientados a deixar suas casas. Comerciantes de imóveis vizinhos ao Shopping 25 estão retirando suas mercadorias do local. As chamas não atingiram os prédios ao lado do shopping.

Uma fumaça densa e preta se espalhou pelo bairro alcançando cerca de 150 metros de altura. A coluna de fumaça pode ser vista a quilômetros de distância em bairros do Centro e Zona Norte.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditou o quarteirão. Sete linhas de ônibus que passam pela região também foram desviadas, de acordo com a SPTrans.

A Enel afirmou que equipes foram enviadas ao local . A rede da área afetada foi desligada para eliminar risco elétrico.

CORPO DE BOMBEIROS

Ao todo, 76 bombeiros estão no local com 24 viaturas. A Polícia Militar, Defesa Civil e o Samu também atendem a ocorrência.

Quatro caminhões pipa foram escoltados pela polícia até o ponto do incêndio. Eles chegaram ao local por volta das 10h.

CONTROLE DO INCÊNDIO

O incêndio foi controlado por volta das 12h55. Segundo o Corpo de Bombeiros, não há mais possibilidade de se propagar para as edificações vizinhas. "Estamos combatendo os focos de incêndio no interior da edificação", afirmou o capitão Maykon, responsável pela operação.

"Está controlado o incêndio. Isso significa que não há mais risco de o fogo se propagar para os prédios vizinhos, mas ainda há muito fogo e muito material para queimar dentro do prédio", disse o capitão Maycon Cristo, Corpo de Bombeiros.

Ele explicou que o combate às chamas ocorre pelo lado de fora. Os bombeiros subiram nos prédios ao redor para fazer o resfriamento e confinar as chamas apenas dentro do prédio do shopping.

CERTIFICADO DE SEGURANÇA

Segundo a Prefeitura, o certificado de segurança do Shopping 25, emitido pelo Contru, foi aprovado em 2022 e é válido até 2027. Já o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) está vencido desde agosto deste ano, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

INQUÉRITO POLICIAL

Polícia investiga as causas do incêndio.

PREJUÍZOS

A Associação de Lojistas do Brás (Alobrás) afirmou, que estima um prejuízo de R$ 25 milhões para os comércios localizados no entorno do Shopping.

BOMBEIROS: ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS

O Corpo de Bombeiros finalizou no sábado (2/11/2024) os trabalhos no Shopping 25, no Brás.

A corporação afirmou que deixou o local "seguro e sob a responsabilidade do proprietário". Os bombeiros trabalharam no local por três dias após o telhado do shopping colapsar devido ao incêndio de grandes proporções.

Mais de 100 agentes e 30 viaturas estiveram no local para atender a ocorrência. O fogo foi totalmente extinto por volta das 22h de quarta-feira (30/10/2024). O incêndio não atingiu os prédios vizinhos, mas destruiu as mais de 200 lojas que ficavam no local.

O Corpo de Bombeiros disse que no momento do incêndio, os chuveiros hidráulicos não funcionaram.

150 agentes e 30 viaturas se revezaram no local das 7h de quarta (30) até o mesmo horário no  sábado (2/11/2024). Foram 72 horas de trabalho com uso de mangueiras de água para combater, controlar e apagar o fogo.  Fontes: Folha de São Paulo - 30.out.2024; UOL, em São Paulo - 30/10/2024; UOL, em São Paulo - 02/11/2024

Marcadores: ,

posted by ACCA@6:15 PM

0 comments