Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Segurança, Meio Ambiente, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, dezembro 11, 2025

INCÊNDIO EM FÁBRICA DE PRODUTOS PARA PETS EM MONTE MOR

 


Uma fábrica de produtos para pets pegou fogo na madrugada de quinta-feira (4/12), na Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), região do bairro Casa Blanca, em Monte Mor (SP).  

CORPO DE BOMBEIROS

Segundo o Corpo de Bombeiros, o chamado foi registrado por volta das 2h40, quando as chamas já se espalhavam pelo galpão da empresa.

No total, seis viaturas foram enviadas ao local. Equipes de Hortolândia (SP), Sumaré (SP), Nova Odessa (SP) e Piracicaba (SP) atuam no combate ao incêndio, que se estende até o início da tarde de quinta.

“No momento, a maior dificuldade é que esse material lembra muito uma fralda infantil. São tapetes para pets e eles absorvem muita água, o que dificulta, porque a água não chega até o final”, disse o tenente do Corpo de Bombeiros.

O tenente também afirmou que é preciso realizar a retirada de todo o material para que o combate às chamas seja cessado por completo. Pelo menos 90 mil litros de água foram utilizados para conter as chamas.

MATÉRIA PRIMA

A empresa tem como matérias-primas celulose, plástico e papel, e fabrica tapetes higiênicos para pets.

VÍTIMAS

Não houve vítimas.

DANOS MATERIAIS

Dois galpões de depósito da empresa foram totalmente destruídos, e os bombeiros atuam na preservação do prédio principal, onde ocorre a produção de mercadorias.

DEFESA CIVIL

A Defesa Civil da cidade também prestou apoio com caminhão-pipa e retroescavadeira.

AS CAUSAS DE INCÊNDIO

Ainda serão investigadas.  Fontes: EPTV e g1 Campinas e Região-4/12/2025  

posted by ACCA@6:04 PM

0 comments

domingo, dezembro 07, 2025

INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES NO HOSPITAL DE FORTALEZA

 As chamas começaram um pouco antes das 11h e atingiram a área externa do hospital. O fogo foi controlado por volta de 11h30, de acordo com o Corpo de Bombeiros.  

Nenhuma área assistencial do hospital foi atingida pelas chamas e não há feridos.

TRANSFERÊNCIAS DE PACIENTES E BEBÊS

Devido às chamas, 117 crianças bebês internados no hospital e 153 mulheres precisaram ser transferidos para outras unidades hospitalares. Os pacientes foram encaminhados para oito diferentes pontos da rede de saúde de Fortaleza — tanto municipais, quanto estaduais.

BEBÊS LEVADOS PARA LOJA

Vídeos mostram a fumaça na unidade hospitalar e diversos funcionários retirando pacientes às pressas. Os bebês foram colocados provisoriamente nas lojas do centro comercial até a chegada de ambulâncias.

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento que uma loja de acessórios de celulares recebe quatro incubadoras com bebês retirados da UTI Neonatal do Hospital Geral. Dr. César Cals.

Após 8 horas, a operação de transferência dos pacientes foi encerrada. Ao todo, 153 mulheres e 117 bebês foram transferidos para várias unidades de saúde da Capital.

INCÊNDIO OCORREU EM SUBESTAÇÃO DE ENERGIA

Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disse que o incêndio foi registrado na subestação de energia do hospital.

CORPO DE BOMBEIROS

"As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia atuaram de forma imediata, controlando as chamas e a fumaça prontamente. Nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos", pontuou a pasta.

CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA ELÉTRICA

A Enel Distribuição Ceará informou que "houve um defeito interno na rede de energia local, que é de responsabilidade do Hospital César Cals".

A empresa realizou desligamento emergencial na unidade hospitalar para garantir os trabalhos das autoridades. Por volta de meio-dia, a UTI Neo foi ligada. Depois, foram ligadas outras áreas prioritárias do hospital ao longo do dia.

"A distribuidora informa ainda que também deslocou geradores e equipe especializada para prestar o apoio necessário durante a ocorrência".

SUBESTAÇÃO DO HOSPITAL 

A subestação de energia elétrica do Hospital havia passado por manutenção um dia antes do incêndio registrado no fim da manhã de quinta-feira (13), segundo o diretor-geral da unidade de saúde.  

Um grande estrondo e muita fumaça foram alguns dos primeiros sinais do incêndio que atingiu as docas do hospital, desencadeando um mutirão de funcionários e transeuntes para auxiliar no combate às chamas e na retirada dos pacientes.

"Com a ajuda da brigada de combate de incêndios do próprio hospital, conseguimos conter o fogo", apontou o diretor do hospital, ressaltando que a área assistencial do local "não foi afetada".

Apesar do ocorrido, o diretor confirmou que todas as manutenções do hospital estavam em dia, o que não indicava, em nenhum cenário, a possibilidade de ocorrências como a que foi registrada. "Todos os equipamentos do hospital têm contrato de manutenção. Nós temos alvará de funcionamento, concedido após inspeção este ano no hospital. Então, ele tem a integridade mantida em todos os setores e tem condições amplas de funcionamento", reforçou.

O diretor destacou ainda que os extintores do hospital estavam "dentro do prazo de validade" e haviam sido inspecionados. Todos se tornaram essenciais na ação da brigada de incêndio para conter o fogo.

O Hospital vai ficar fechado por tempo indeterminado. Fontes: Diário do Nordeste-14 de Novembro de 2025; g1 CE - 13/11/2025

Marcadores:

posted by ACCA@5:51 PM

0 comments

terça-feira, dezembro 02, 2025

ANVISA MANDA RECOLHER LAVA-ROUPAS LÍQUIDO DA YPÊ POR CONTAMINAÇÃO

 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou na quinta‑feira (27/11) o recolhimento de lotes de sabão líquido de lavar roupa da marca Ypê.

De acordo com a agência, a própria fabricante constatou a contaminação microbiológica nos produtos, a partir da presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa nesses lotes.

>> OS LOTES A SEREM RECOLHIDOS SÃO:

Lava Roupas Líquido Tixan Ypê - versão Primavera (Lote 254031, 193021);

Lava Roupas Líquido Tixan Ypê - versão Maciez (Lote 097021);

Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Express - versões “Combate Mau Odor” (Azul) (Lotes: 176011, 228011, 205011, 203011, 169011) e “Cuida das Roupas” (Rosa) - (Lotes: 181011, 170011, 220011);

Lava Roupas Líquido Ypê Power Act (Lotes: 228031, 190021, 223021).

Além do recolhimento, está suspensa a venda e distribuição dos lotes.

Anvisa determina recolhimento de sabão líquido da marca Ypê por contaminação por bactéria.

 Os consumidores que tiverem produtos dos lotes citados devem entrar em contato com o SAC da empresa - 0800 1300 544. Os consumidores irão receber um novo produto, informou a empresa.

Em comunicado, a marca Ypê informou que a bactéria foi encontrada a partir de testes feitos por um laboratório especializado independente.

A bactéria é comumente presente no ar e na água, com baixa probabilidade de causar danos às pessoas, conforme a nota.

"De forma isolado, o microorganismo pode causar ou agravar eventual quadro infeccioso em pessoas com sistema imunológico debilitado. E mesmo que este risco ainda seja minimizado pelas características normais de utilização de um lava-roupas (diluição em água, inexistência de contato prolongado com a pele), recolheremos os produtos do mercado", diz a empresa. Fonte: Agência Brasil-Publicado em 27/11/2025

posted by ACCA@6:46 PM

0 comments