Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Segurança, Meio Ambiente, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, agosto 17, 2025

INCÊNDIO EM FÁBRICAS DO DISTRITO INDUSTRIAL EM MANAUS

 

Um incêndio de grandes proporções atingiu, na tarde de terça-feira (5/08), a fábrica da Effa Motors, no Distrito Industrial 2, Zona Leste de Manaus.

INÍCIO DO FOGO

Funcionários da fábrica, que produz caminhões de pequeno porte, relataram que o fogo começou por volta de 12h. De acordo com eles, faíscas de solda teriam atingido um produto químico na linha de produção, onde havia cerca de cem veículos.

"Começou a pegar fogo no canto e já foi espalhando tudo. Aí todo mundo começou a correr desesperado", disse um funcionário que preferiu não se identificar.

Os trabalhadores evacuaram o prédio rapidamente após o início do incêndio.

PROPAGAÇÃO DO FOGO

 "O incêndio está confinado na parte que está queimada. Daí ele não passa mais. Só a parte mais ao sul que não foi atingido. Mas todo o resto do galpão foi atingido. Agora, os do outro lado da rua estão todos protegidos. Ele não tem como atingir outros galpões. Então nós vamos trabalhar nesse confinamento e no controle futuro", informou o coronel.

A principal dificuldade é lidar com os materiais inflamáveis que faziam parte do dia a dia da fábrica: plástico, pneu e materiais químicos são o que tornam esse o combate mais perigoso e difícil de ser facilmente resolvido.

“Chegando aqui, identificamos que se tratava de um material altamente inflamável, tóxico e de enorme quantidade. Mas em nenhum momento a corporação deixou de empregar todos seus esforços com recursos materiais e pessoal”, disse o coronel.

O calor intenso irradiado pelas chamas causou deformações em estruturas metálicas, especialmente nos telhados dos galpões.

“Há risco de colapso em algumas partes, por isso estamos isolando as áreas e tomando todas as medidas de segurança necessárias”, alertou Borges.

USO DE TECNOLOGIA

Desde o início do fogo até agora já se passaram quase 24h, mesmo período no qual os agentes do CBMAM trabalham para acabar com o sinistro. De acordo com o subcomandante, desde o início a emprego de todo material técnico disponível para esse combate, entre eles o uso de uma nova tecnologia que é a atuação de drones para alcançar pontos críticos que apresentam risco para os bombeiros ou nível de alcance limitado.

“Utilizamos uma tecnologia inovadora que foi incorporada, o drone de combate ao incêndio, ele entregou o resultado que desejávamos”, disse.

Além da novidade, outra tecnologia, dessa vez mais usual, é a espuma sintética que também foi empregada. O subcomandante explicou que a função dela é abafar e evitar a reignição do fogo.

CORPO DE BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) enviou seis viaturas para combater o incêndio. A equipe segue trabalhando para conter as chamas e evitar que o fogo se espalhe para empresas vizinhas.

Segundo o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Borges, ainda não há uma confirmação oficial do que causou o incêndio. 148 bombeiros foram encaminhados para o local e atuam no combate às chamas que, segundo a corporação, deve seguir ao longo da madrugada.

Ao todo, cerca de 200  militares e mais de 26 viaturas atuam na ocorrência, entre elas: Auto Bomba Tanque, Auto Bomba Plataforma, Auto Bomba Florestal, Auto Transporte de Ataque, Auto Rápido, Auto Transporte de Pessoal e Unidade de Resgate.

VÍTIMAS

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que não houve feridos. Por volta das 22h, o Complexo Hospitalar Sul emitiu uma nota informando que uma funcionária deu entrada no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital 28 de Agosto.

A nota também informa que a mulher foi socorrida e levada à unidade de saúde antes da chegada dos bombeiros, motivo pelo qual não foi incluída na lista de feridos.

CONTROLE DO FOGO

Após mais de 21 horas de combate intenso, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) confirmou na manhã de quarta-feira (6) que o incêndio está controlado e confinado. Apesar das chamas ainda não estarem completamente extintas, não há risco de propagação para áreas de floresta, segundo o subcomandante da operação, Coronel Heliton Borges.

 “O fogo está controlado. As chamas não estão extintas, como é possível observar, mas não há risco de propagação. Em nenhum momento houve avanço para a área de mata que fica na retaguarda dos galpões”, afirmou o coronel.

DANOS MATERIAIS

O incêndio atingiu dois galpões industriais, sendo que em um deles foi possível preservar parte da estrutura. Incêndio atingiu os galpões das fábricas da Effa Motors e Valfilm da Amazônia.

CARGA DE INCÊNDIO

Effa Motors

Dentro do galpão, havia grande volume de materiais inflamáveis, como plásticos, solventes e colas.

Queimou material altamente combustível, como um polipropileno, solvente, cola, muito material plástico e isso potencializa o fogo e faz com que seja difícil", disse coronel Muniz. "Incêndios, com essa carga de incêndio, seja, material que queima, ele tem potencial para durar semanas".

Apesar da gravidade do caso, o Corpo de Bombeiros informou que um terço do pavilhão foi preservado, além de centenas de veículos, cuja quantidade exata ainda não informada. O calor intenso também causou danos aos prédios vizinhos.

"Chegou ali a quebrar todos os vidros das edificações do lado, mas não propagou também", afirmou. Uma das principais preocupações também foi a floresta ao lado da área atingida. "Durante o incêndio, quando ele está no seu pico, existem micro, pequenas e médias explosões internas. E essas explosões podem projetar pontos de ignição, ou seja, fagulhas de fogo, para a vegetação. E pegando em uma vegetação seca, esse incêndio poderia se propagar e a tragédia aumentar", esclareceu.

EXTINÇÃO DO FOGO

Foi extinto no início da manhã de quinta-feira (7/08). A operação entrou em sua fase final de rescaldo na manhã de quinta-feira (7), com o objetivo de retirar todo o entulho até o fim do dia. “Estamos retirando o entulho e realizando o rescaldo para garantir que não haja mais risco de reignição. Até o final do dia devemos concluir todo o trabalho”, garantiu o comandante.

INTERRUPÇÃO DAS ATIVIDADES

A Effa Motors informou que ainda não tem a real dimensão dos danos materiais causados, mas as autoridades competentes já estiveram no local e seguem acompanhando os desdobramentos, realizando todos os procedimentos necessários para garantir a segurança e apurar as causas do ocorrido.

A Effa Motors declarou que ainda não tem a real dimensão dos prejuízos, mas que as autoridades seguem no local, acompanhando os desdobramentos e adotando medidas de segurança.

A Valfilm afirmou que segue contabilizando os prejuízos causados e que não prevê riscos de desabastecimento do mercado. Ressaltou também que está priorizando a saúde da funcionária grávida, única vítima do incêndio, além do bem-estar de todos os colaboradores afetados pelo incidente.

"Estamos fornecendo todo o suporte necessário neste momento delicado. Com outros estoques na região disponíveis e a área produtiva não impactada, nossas operações continuam atendendo às demandas, mantendo nosso compromisso com a equipe", finaliza a nota.

A Prefeitura de Manaus e outros órgãos ambientais já tratam o caso como um desastre ambiental, diante da queima de material contaminante e dos riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

Reconstrução

"Assim que receber o laudo do corpo de bombeiros, a empresa deve reassumir a área para reconstrução do local, do galpão, e também imediata remontagem da linha de produção.

O incêndio que atingiu os galpões das fábricas da Effa Motors e Valfilm da Amazônia, no Distrito Industrial 2, em Manaus, foi o maior já registrado na história da capital, segundo o Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM). O fogo começou na terça (5) e foi completamente extinto na manhã de quinta‑feira  (7), após mais de 40 horas.

Fontes: g1 AM, Rede Amazônica - 05/08/2025, g1 AM - 05/08/2025; g1 AM - 06/08/2025; A Crítica - 06/08/2025; g1 AM e Rede Amazônica — Manaus - 07/08/2025; g1 AM-07/08/2025; A Critica - 07/08/2025; g1 AM-08/08/2025  

Marcadores:

posted by ACCA@6:27 PM

0 comments

sábado, agosto 16, 2025

INCÊNDIO DE GRANDE PROPORÇÃO ATINGIU INDÚSTRIA DE EMBALAGEM EM GUARULHOS

Um incêndio de grande proporção atingiu na tarde de sábado (26/07) uma indústria de embalagens no bairro Sadokim, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.A corporação foi avisada do fogo por volta das 14h30. Por volta das 17h50, a Prefeitura de Guarulhos afirmou que o fogo tinha sido controlado.

CORPO DE BOMBEIROS

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 12 viaturas com 31 homens foram enviadas até a empresa, que fica na rua Atleca Fratuceli Lopes, 189.  

Conforme os bombeiros, o rescaldo começou pouco antes das 19h. O fogo se concentrou na parte de armazenamento, do lado externo, não atingindo o galpão. Ainda não se sabe a causa do incêndio.

Segundo a Defesa Civil estadual, o fogo teve início em local de armazenamento de materiais e se alastrou rapidamente, ampliando as proporções da ocorrência.


"Até o momento, não há registro de vítimas. A ocorrência permanece em andamento, com equipe do CGE [Centro de Gerenciamento de Emergência] acompanhando as atualizações", afirma a Defesa Civil em nota.

 AEROPORTO

A grande cortina de fumaça fica na rota de decolagem de aviões do aeroporto de Guarulhos. Pilotos foram alertados pela torre do controle do problema e orientados a fazerem curvas de desvio.

Apesar da fumaça, a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto internacional, diz que as operações não foram afetadas e ocorrem normalmente.  Fonte: Folha de São Paulo - 26.jul.2025

Marcadores:

posted by ACCA@6:21 PM

0 comments

segunda-feira, agosto 11, 2025

CARREGADOR PEGA FOGO DURANTE O VÔO

 


Um carregador de celular pegou fogo dentro de um avião durante um voo que saiu de São Paulo com destino a Amsterdã, na Holanda, nesta quarta-feira (6). A cena foi registrada por uma jornalista brasileira nas redes sociais . Ninguém se feriu.

"Pensei realmente que eu ia morrer. Era muita fumaça, um cheiro horroroso e a gente não sabia de onde estava vindo o fogo", comentou Simone Malagoli, no vídeo.

Simone deixou Florianópolis na noite desta terça-feira (5), embarcando para São Paulo. De lá, seguiu viagem em um voo com destino a Amsterdã.

Vídeos registrados durante o voo pela jornalista mostram o interior da aeronave tomado pela fumaça. Nas imagens, passageiros aparecem cobrindo o rosto com travesseiros, enquanto comissárias de bordo circulam com extintores e toalhas sobre a cabeça para se proteger (assista acima).

A aeronave ainda sobrevoava o oceano quando o carregador portátil, também conhecido como "power bank", esquentou dentro de uma mochila e pegou fogo. Esse tipo de aparelho armazena energia, não sendo necessárias tomadas para carregar a bateria de celulares.

Segundo Simone, faltavam aproximadamente quatro horas para chegarem ao destino final, e a maioria dos passageiros dormia, incluindo o dono do carregador.

"De repente, ouço barulho, uma correria, e olho para o lado e vejo muita fumaça no corredor, mas muita fumaça mesmo. O pessoal começou a gritar: 'fogo, fogo, fogo! fire!', e o pessoal começou a ficar apavorado, porque a gente achou que estava pegando fogo na turbina, no motor, no porão", relatou.

A jornalista contou que comissárias apagaram o fogo com extintores de incêndio. Fonte: g1 SC-06/08/2025  

Marcadores: , ,

posted by ACCA@10:15 PM

0 comments

quarta-feira, agosto 06, 2025

ACIDENTES COM PATINETES ELÉTRICOS DISPARAM NA ALEMANHA

O número de acidentes envolvendo vítimas com patinetes elétricos na Alemanha chegou a 11.944 mil em 2024, um aumento de 26,7% em relação ao ano anterior e de 44% em comparação com 2023, segundo informações do Departamento Federal de Estatísticas (Destatis).

Destes, 1,5 mil pessoas ficaram gravemente feridas e 11,4 mil sofreram ferimentos leves. O número de mortos também cresceu: foram 27 vítimas fatais em 2024, ante 22 no ano anterior e 11 em 2022.

No país, as chamadas e-scooters são cada vez mais comuns e podem ser alugadas facilmente via aplicativo para circular nas principais cidades. O número de pessoas que possuem um patinete próprio cresceu 37% em 2024.

A crescente popularidade do meio de transporte vem gerando atritos no trânsito e também acidentes devido à falta de experiência ao conduzir um patinete elétrico ou desatenção às normas.

JOVENS DE ATÉ 25 ANOS SÃO QUASE METADE DAS VÍTIMAS

No último ano, quase um terço dos acidentes e metade das mortes ocorreram sem envolvimento de outro veículo ou pedestres, ou seja, o piloto se acidentou sozinho.

Nos sinistros com mais de um veículo envolvido, os condutores dos patinetes foram considerados culpados em quase metade das vezes – número que cresce nas colisões com bicicletas (73%) e com pedestres (88%). Jovens de até 25 anos são quase metade das vítimas.

Apesar de ser proibido conduzir um patinete elétrico com mais de uma pessoa, 4,7% dos envolvidos em acidentes eram passageiros.

Os sinistros têm múltiplas causas, sendo a principal delas o uso inadequado da via ou a condução em calçadas, o que é irregular.

O consumo de álcool também continua sendo um problema grave.

Em 2024, a polícia constatou que 12,4% dos condutores de patinetes elétricos envolvidos em acidentes estavam sob efeito de álcool.

Em comparação, a taxa era de 7,8% entre ciclistas. A tolerância ao álcool para pilotar um patinete é zero para menores de 21 anos e recém-habilitados.

Apesar de conduzir uma scooter com duas pessoas ser proibido, parte dos acidentes acontece com passageiros.

CONSUMO DE ÁLCOOL É PRINCIPAL CAUSA DE ACIDENTES GRAVES

Um estudo da Universidade Técnica de Munique, publicado em maio deste ano, indica que 62% das vítimas graves com patinetes elétricos tinham álcool no sangue no momento do acidente. 78% eram homens, e mais da metade dos sinistros ocorreram durante a noite.

"Um bom ponto de partida seria uma educação direcionada sobre os riscos de lesões graves na cabeça, especialmente para grupos de alto risco", defendeu o coautor do estudo, Michael Zyskowski, em nota publicada pela universidade.

E-scooters são autorizadas na Alemanha desde 2019. Para conduzir, é necessário possuir seguro e ter mais de 14 anos. Carteira de motorista ou uso de capacete não são obrigatórios.

Para Zyskowski, o regulamento poderia ser mais restritivo. "Para melhorar a segurança rodoviária, seria razoável limitar a disponibilidade de patinetes [para aluguel] à noite e em áreas de alto risco, além de reduzir a velocidade máxima em determinados horários", afirma o pesquisador.

Segundo ele, o foco deve ser dificultar o uso desses veículos sob efeito de álcool, como por meio de testes de reação ao alugar o patinete pelo celular.

"Também devemos explorar a possibilidade de leis obrigatórias sobre o uso de capacete, como as recentemente introduzidas na Itália", disse ele.

Apesar do aumento acentuado, os patinetes elétricos ainda representavam uma parcela relativamente pequena dos acidentes rodoviários totais. Dos 290.701 acidentes de trânsito com vítimas em 2024, apenas 4,1% envolveram uma scooter elétrica. Fonte: DW - 04/08/20254 de agosto de 2025

Marcadores: ,

posted by ACCA@9:24 PM

0 comments