ACIDENTES COM PATINETES ELÉTRICOS DISPARAM NA ALEMANHA
Destes, 1,5 mil pessoas
ficaram gravemente feridas e 11,4 mil sofreram ferimentos leves. O número de
mortos também cresceu: foram 27 vítimas fatais em 2024, ante 22 no ano anterior
e 11 em 2022.
No país, as chamadas
e-scooters são cada vez mais comuns e podem ser alugadas facilmente via aplicativo
para circular nas principais cidades. O número de pessoas que possuem um
patinete próprio cresceu 37% em 2024.
A crescente popularidade do
meio de transporte vem gerando atritos no trânsito e também acidentes devido à
falta de experiência ao conduzir um patinete elétrico ou desatenção às normas.
JOVENS DE ATÉ 25 ANOS SÃO
QUASE METADE DAS VÍTIMAS
No último ano, quase um terço
dos acidentes e metade das mortes ocorreram sem envolvimento de outro veículo
ou pedestres, ou seja, o piloto se acidentou sozinho.
Nos sinistros com mais de um
veículo envolvido, os condutores dos patinetes foram considerados culpados em
quase metade das vezes – número que cresce nas colisões com bicicletas (73%) e
com pedestres (88%). Jovens de até 25 anos são quase metade das vítimas.
Apesar de ser proibido
conduzir um patinete elétrico com mais de uma pessoa, 4,7% dos envolvidos em
acidentes eram passageiros.
Os sinistros têm múltiplas
causas, sendo a principal delas o uso inadequado da via ou a condução em
calçadas, o que é irregular.
O consumo de álcool também
continua sendo um problema grave.
Em 2024, a polícia constatou
que 12,4% dos condutores de patinetes elétricos envolvidos em acidentes estavam
sob efeito de álcool.
Em comparação, a taxa era de
7,8% entre ciclistas. A tolerância ao álcool para pilotar um patinete é zero
para menores de 21 anos e recém-habilitados.
Apesar de conduzir uma
scooter com duas pessoas ser proibido, parte dos acidentes acontece com
passageiros.
CONSUMO DE ÁLCOOL É PRINCIPAL
CAUSA DE ACIDENTES GRAVES
Um estudo da Universidade
Técnica de Munique, publicado em maio deste ano, indica que 62% das vítimas
graves com patinetes elétricos tinham álcool no sangue no momento do acidente.
78% eram homens, e mais da metade dos sinistros ocorreram durante a noite.
"Um bom ponto de partida
seria uma educação direcionada sobre os riscos de lesões graves na cabeça,
especialmente para grupos de alto risco", defendeu o coautor do estudo,
Michael Zyskowski, em nota publicada pela universidade.
E-scooters são autorizadas na
Alemanha desde 2019. Para conduzir, é necessário possuir seguro e ter mais de
14 anos. Carteira de motorista ou uso de capacete não são obrigatórios.
Para Zyskowski, o regulamento
poderia ser mais restritivo. "Para melhorar a segurança rodoviária, seria
razoável limitar a disponibilidade de patinetes [para aluguel] à noite e em
áreas de alto risco, além de reduzir a velocidade máxima em determinados
horários", afirma o pesquisador.
Segundo ele, o foco deve ser
dificultar o uso desses veículos sob efeito de álcool, como por meio de testes
de reação ao alugar o patinete pelo celular.
"Também devemos explorar
a possibilidade de leis obrigatórias sobre o uso de capacete, como as
recentemente introduzidas na Itália", disse ele.
Apesar do aumento acentuado, os patinetes elétricos ainda representavam uma parcela relativamente pequena dos acidentes rodoviários totais. Dos 290.701 acidentes de trânsito com vítimas em 2024, apenas 4,1% envolveram uma scooter elétrica. Fonte: DW - 04/08/20254 de agosto de 2025
