Turquia abre túnel que liga Europa à Asia
A
Turquia inaugurou em 29 de outubro, o primeiro túnel subaquático do mundo a
ligar dois continentes.
O
Marmaray, túnel ferroviário de 13,6 km com uma parte submersa de 1,4 km,
conectará a Ásia e a Europa sob o estreito de Bósforo, em Istambul. Principal
metrópole do país, a cidade é dividida entre os dois continentes --a ligação
terrestre é feita por duas pontes atualmente.
Na parte
aquática, o túnel com 1,4 km, as seções foram colocadas sobre o leito do
estreito, com profundidade de 50m..
Localizada
em região de forte atividade sísmica, a obra foi projetada para resistir a
terremotos de magnitude 9.
A ideia
de um túnel sob o Bósforo foi citada pela primeira vez em 1860 pelo sultão
otomano Abdulmedjid. Dificuldades técnicas e financeiras impediram a execução
da obra..
Nos anos
1990, o projeto voltou a ser cogitado devido à explosão demográfica em
Istambul, cuja população dobrou desde 1998 e ultrapassa hoje os 15 milhões.
INÍCIO
DA CONSTRUÇÃO
O
trabalho começou em 2004, mas as escavações arqueológicas atrasaram a
construção .
INVESTIMENTO
Japão
investiu US $ 1 bilhão dos US $ 4 bilhões do custo total do projeto , denominado
Marmaray , que é a fusão da contração da palavra do Mar de Mármara que localiza
nas proximidades com a palavra " ray", palavra turca para
o transporte ferroviário .
SERVIÇO
O túnel
ferroviário ainda não está totalmente operacional.
CIDADE
Istambul
é uma das maiores cidades do mundo, com 16
milhões de pessoas . Cerca de dois milhões atravessam o Estreito de Bósforo diariamente
pelas duas pontes existentes , provocando grande congestionamento de tráfego.
FUTURO
Aproxima
o dia em que será possível viajar de Londres a Pequim via Istambul por trem.
O
PROJETO
Gráfico - 1-gráfico-11 seções de concreto e aço
construídas em terra, em seguida, as seções flutuaram e foram submersas em trincheiras no leito do mar
O
contrato de construção do projeto foi concedido a um consórcio turco-japonês ,liderado
pelo Taisei Corporação .
O
projeto inclui a 13,6 km de travessia do
Estreito de Bósforo, a modernização e expansão de 63 km de linhas ferroviarias suburbanas para criar
uma linha de alta capacidade de 76,3 quilômetros entre Gebze e Halkal e o
fornecimento de 440 vagões.
O túnel
subaquático no Estreito de Bósforo tem 1,4 km de comprimento, à prova terremoto,
montado a partir de 11 seções, oito são de 135 metros, dois são de 98,5 metros
e uma de 110 metros de comprimento. As seções pesam até 18 mil toneladas e foram
colocados até 60 metros sob o nível do
mar: 55 metros de água e 4,6 metros de terra. O túnel subaquático é ligado pelos túneis do lado europeu e lado asiático
de Istambul. É o túnel submarino mais profundo do mundo. O concreto usado é resistente ao fogo, foi desenvolvido na
Noruega, e foi crucial para a segurança
do projeto.
MARMARAY
PROJETO - ALGUNS NÚMEROS DO PROJETO:
Comprimento
total: 76,3 km
Seção do
túnel: 13.6 km
Túnel
subaquático: 1.387 m
Ponto
mais profundo: 60,46 m
Raio da
curva mínima: 300 m
Gradiente
máximo: 1,8%
Estações
de superfície: 37
Estações
de Metro: 3
Intercâmbios:
4
Estações
inter-cidades: 8
Comprimento
da plataforma mínima: 225 m
Espaçamento
médio da estação: 1,9 km
Velocidade
máxima: 100 km/ h
Velocidade
comercial: 45 km/h
Intervalo-10
minutos
Passageiros
por hora e direção: 75.000
Número
de vagões: 440
Fontes:
Wikipedia, BBC News – 29 de outubro de 2013, Folha de São Paulo - 30 de outubro de 2013
Vídeo
Marcadores: construção civil, Tecnologia

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