Série de acidentes deixa pelo menos 36 feridos na Ponte do Jacuí
A forte
neblina na área da Ponte do Jacuí, entre Eldorado do Sul e Porto Alegre, teria
sido a causa de uma série de acidentes na altura do km 103 da BR-290, na manhã
de sábado, 20 de abril..
Os
primeiros veículos se chocaram por volta das 7h20min, de acordo com a Concepa,
concessionária da rodovia. Eles seguiam no sentido Interior-Capital. A seguir,
outros veículos se envolveram em acidentes ao longo da ponte, possivelmente
porque os motoristas não viram os carros batidos em frente e frearam
subitamente.
VÍTIMAS
Pelo
menos 36 pessoas ficaram feridas, seis delas em estado grave.
SOCORROS
Viaturas
da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Concepa e ambulâncias do Samu se
dirigiram ao local para prestar atendimento. Os feridos foram deslocados ao
Hospital de Pronto Socorro, em Porto Alegre, ao Hospital Cristo Redentor,
também na Capital, e ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas.
TRÂNSITO
INTERROMPIDO
O
trânsito foi totalmente bloqueado no local após o acidente. Com a medida, se
formou um congestionamento de oito quilômetros na rodovia, conforme a PRF. O
tráfego foi liberado por volta das 9h30min. Fonte: Zero Hora - 20/04/2013
Os cuidados que o
motorista deve ter para dirigir com
neblina e chuva
PRESTE
ATENÇÃO NESTAS DICAS:
Em
primeiro lugar, é importante manter uma velocidade constante, pois se você
parar ou diminuir bruscamente o carro que vier atrás pode não lhe ver e colidir
na traseira do seu veículo.
Lembre-se
sempre, que não é só o seu campo visual que está reduzido, o dos outros
condutores também, então, qualquer manobra que você for fazer avise para os
outros motoristas com muita antecedência.
Os
faróis de neblina devem ser acesos somente quando necessário. Se isto acontece
de dia, quando se está claro, é melhor não ligá-los, pois eles refletem muito
no carro da frente deixando a situação pior (isto também é recomendável no caso
de dias chuvosos). Este equipamento serve muito mais para que outros veículos o
vejam do que para melhorar sua visibilidade.
No caso
da neblina, mais luz não implica em melhor visão. Quando você acende os faróis
altos, nesta situação, você fica apenas enxergando uma parede branca, então
deixe as luzes baixas e lembre-se que tudo parecerá mais longe do que realmente
está.
Outro
fator importante é não ligar o pisca-alerta (como muitos fazem). Se você vir um
carro com este equipamento ligado nunca saberá se ele está quebrado/acidentado
(parado) ou em movimento (você perde as referências de distância).
O ABC
para dirigir na neblina :
■ Importante:
manter uma velocidade constante;
■ Parar:
se você precisar parar o carro preste muita atenção no lugar que irá
estacioná-lo;
■ Tempo:
avise com mais antecedência (do que o habitual) cada manobra que fará;
■ Visão
dupla: as luzes antineblina não servem para melhorar sua visão e sim para que
os outros motoristas te enxerguem;
■ Cuidados:
não ponha seus faróis antineblina direcionados para o chão, prejudicará a sua
visão e a dos outros;
■ Menos
por mais: mais luz implica em menos visibilidade;
■ Referências:
com a neblina as distâncias parecem maiores, com isso você perde referências;
■ Nunca:
utilize o pisca-alerta se você estiver em movimento.
COMO
ATRAVESSAR LOCAIS ALAGADOS
Quem já
não ficou retido em um alagamento? Antes de colocar o carro na água, verifique
as condições e a distância a ser atravessada. Só cruze o local se o nível da
água estiver abaixo da metade da roda. Mesmo assim é preciso muito cuidado.
Engate a primeira marcha e mantenha aceleração constante, sem tirar o pé do acelerador,
para a água não entrar no sistema de escapamento. Durante a travessia ande bem
devagar. Se correr, há o risco da água ser lançada para dentro do cofre e gerar
uma pane no sistema elétrico, fazendo o motor apagar. Outro risco mais sério: o
bocal do filtro de ar pode sugar essa água para dentro dos cilindros e provocar
um calço hidráulico, travando os pistões e danificando irremediavelmente o
motor.
ENFRENTANDO
TEMPORAL NA ESTRADA
Copas de
árvores se agitando de um lado para outro é sinal de ventos fortes. Reduza a
velocidade na estrada e fique preparado para surpresas. Seu carro pode ser
envolvido a qualquer momento por uma tempestade, chuva de granizo ou vendaval.
No início, as gotas de chuva se misturam à poeira do asfalto e deixam o piso
bastante escorregadio. Quando caírem os primeiros pingos de água acenda os
faróis e acione os limpadores de pára-brisa. Se a tormenta se intensificar
evite estacionar no acostamento. Procure um local seguro, como uma área de
descanso para parar o carro. Atenção: os vendavais costumam jogar galhos na
pista e provocar danos aos veículos.
COMO
EVITAR EMBAÇAMENTO DOS VIDROS
O
embaçamento dos vidros costuma ser um problema em dias de chuvas fortes ou
muito frio. Ele ocorre devido a grande diferença entre as temperaturas externa
e da cabine do veículo. Para melhorar a visibilidade feche todos os vidros,
ligue o ar-condicionado e acione o desembaçador elétrico traseiro. Nos modelos
sem esses equipamentos, a recomendação é abrir um pouco os vidros e deixar o ar
externo circular pelo carro. Se isso não estiver resolvendo, pare num posto e
compre um líquido desembaçante. Com um pano macio, aplique um pouco desse
produto nas partes interna e externa dos vidros. Você perceberá que a
visibilidade irá melhorar.
COMO
REDUZIR OS EFEITOS DA AQUAPLANAGEM
Uma
situação muito comum nas estradas em dias de chuva é o acúmulo de água sobre a
pista. Quando o carro passa em velocidade sobre essas poças gigantes, se forma
uma película de água entre a roda e o asfalto e o pneu perde momentaneamente o
contato com o piso, deixando o carro descontrolado. Quando for surpreendido por
uma situação dessas, mantenha a direção firme e evite frear, apenas tire o pé
do acelerador. Logo você sentirá a direção voltar para seu controle. Fonte :
Carsale – Dicas de segurança na estrada e
Motorpress Internacional
Comentário:
NEBLINA:
SABENDO O QUE FAZER, NÃO TEM SEGREDO.
■Reduza
a velocidade:
Mas não
freie bruscamente. Com a visibilidade reduzida,
outros motoristas podem não
enxergá-lo e acabar colidindo.
■Mantenha
a distância
Fique a
uma distância segura do veículo que
segue à frente. Isto garante um tempo de
reação maior quando necessário.
■Use
farol baixo
A luz do
farol alto reflete nas partículas de água
e atrapalha sua visão.Na neblina, farol baixo. Use a sinalização de
solo para se orientar.
■Evite
mudar de faixa
Se
houver realmente a necessidade de mudar
de faixa, faça-o com muita
atenção ao retrovisor e use a
seta.
■Limpe
pára-brisa
Na
neblina, não se esqueça de acionar o limpador
de pára-brisa, é importante para
melhorar a sua visibilidade.
■ Nunca
ligue o pisca-alerta
O
pisca-alerta foi criado para sinalizar
que o veículo está parado. Nunca ligue-o
com o veículo em movimento. Isso pode confundir o motorista que vem atrás, fazendo-o frear bruscamente, podendo causar um engavetamento.
■Nunca
pare na pista
.A
estrada é uma via rápida. Nunca pare na pista e, quando houver neblina, até o acostamento deve ser evitado.
Outros
motoristas podem não vê-lo e colidir. Se
a visibilidade estiver muito prejudicada,
estacione em um lugar seguro até a neblina melhorar. Mesmo diante de imprevistos, como
um pneu furado ou um pequeno acidente,
nunca pare na estrada para resolver ou
para discutir com outros motoristas.Fonte:
EcoRodovias Grupo
O QUE DIZ A EPA (US
Environmental Protection Agency), EM RELAÇÃO À NEBLINA
A distância
aceitável de visibilidade é baseado no limite de velocidade e na
característica da estrada (estrada separada por faixa ou estrada separada por
canteiro central ou defensa). Os limites são obtidos através de uma fórmula que
inclui o tempo de reação do indivíduo e a distancia percorrida pelo carro
(tempo de reação para parar)
Tabela
Limite
de velocidade
|
Visibilidade
Mínima Aceitável VMA
|
20
km
|
8 m
|
25
km
|
15
m
|
30
km
|
23
m
|
40 km
|
33 m
|
50
km
|
44
m
|
55
km
|
56
m
|
65
km
|
71
m
|
70
km
|
86
m
|
80
km
|
103
m
|
90
km
|
121
m
|
100
km
|
163
m
|
Obs:
Para estradas de mão única (separada por faixa de rolamento), o limite de
visibilidade aceitável deverá ser dobrado, devido à colisão frontal. Um monitor
de fumaça (equipamento de visibilidade) deverá monitorar a visibilidade em
relação aos objetos de uma distância
aparente (estudo das condições de visibilidade). Fonte:
Smoke management in prescribed burning-EPA
PROCEDIMENTOS
PARA ATENUAÇÃO DAS SITUAÇÕES DE VISIBILIDADE
1 –
Sinalizar a estrada, quando a visibilidade da estrada é o dobro ou menos da
visibilidade mínima aceitável (VMA), por exemplo, a distancia visual (campo
visual do motorista) é reduzida para 65 m e a velocidade indicada é de 40 km
(pela tabela é de 33 m).
2 –
Reduzir a velocidade limite indicada, quando a visibilidade é o valor de VMA ou
menos, por exemplo a distancia visual é de
33m e a velocidade indicada da estrada é de 70 km (VMA, 86m), entretanto o limite de
velocidade indicada deve ser reduzida para 40 km ou menos.
3 –
Efetuar o comboio com carro líder (polícia), para tráfego parado por fechamento
da estrada, quando a proporção de
visibilidade atual para o VMA é a metade ou inferior, por exemplo, a distância
visual é de 15 m e o limite de velocidade indicada é de 40 km, mas pela tabela
do VMA a distância é de 33 m. No sistema Anchieta-Imigrantes, a polícia
rodoviária utiliza desse método há vários anos, quando a distância visual está crítica.
4 –
Quando a proporção da visibilidade atual para o VMA é inferior a 35 m,
fechamento total da estrada (quando não existe comboio, com carro líder) Fonte:
Highway Minimum Acceptable Visibility
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