Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, outubro 14, 2015

Tornado atinge Cafelândia no Paraná

O Sistema Tecnológico Simepar confirmou no fim da tarde de sexta-feira, 9 de outubro, que um tornado atingiu a região oeste do Paraná por volta das 15h30. Os ventos entre 65 e 115 km/h atingiram o distrito  rural de Palmitópolis, em Cafelândia.
O meteorologista do Simepar, Samuel Braun, explica que o órgão recebeu imagens que mostram árvores retorcidas e pinheiros cortados ao meio, o que é característico desse tipo de fenômeno. Vídeos também mostram “um funil tocando o solo. A velocidade é difícil precisar, mas, pelas imagens, acreditamos que se trate de um tornado de categoria F0, o mais fraco, com ventos de 65 km/h a 115 km/h”, diz.
Um tornado é uma coluna de ar que gira em redemoinho em uma velocidade que pode ultrapassar os 400 km/h. A Escala Fujita, de classificação dos ventos, começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0, que pode ter sido registrado no oeste, é o mais fraco e o F5 é considerado o mais intenso.


TESTEMUNHAS
O supervisor operacional Gilmar Volpato estava trabalhando e viu o momento em que o tornado se formou. Começou bem pequeno. Eu vi aquele funil. Anderson Viera da Rosa, que é agricultor, disse que trabalhava durante a tarde quando presenciou a formação do tornado.

DANOS MATERIAIS
Houve destruição de aviário com perda de 15 mil aves e barracões na região rural.

DANOS HUMANOS DECORRENTES DE DESASTRES
Não houve
Fonte: @ZR; G1-09/10/2015; Jornal Integração‑Cafelândia, 10 de Outubro de 2015





Vídeo

Marcadores: ,

Print Friendly and PDF

posted by ACCA@11:13 AM