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quinta-feira, março 26, 2015

12 maneiras de reduzir riscos entre as empresas contratadas

Se a empresa conta com prestadores de serviços para complementar sua força de trabalho, ela poderá  estar exposta a muitos riscos e responsabilidades civis que podem custar muito caro.
Aprender a minimizar esse risco é importante para a empresa e também definir as responsabilidades das contratadas em relação a riscos e obrigações.

Relacionamos 12 maneiras, como a empresa poderá minimizar esses  riscos;
1-Identificar as condições que reproduzem a responsabilidade por sua organização
2-Faça suas expectativas e exigências de desempenho claro para as empresas contratadas
3-Reconhecer os tipos de responsabilidades que a empresa poderia ser citada em caso de acidentes.
4-Determinar quem é  contratado ou  empregado
5-Identificar as exigências e responsabilidades das normas de segurança (NR´s) na contratação de prestadores de serviço
6-Selecionar contratantes confiáveis e com comprometimentos com as normas de segurança
7-Identificar as expectativas de segurança para incluir nos acordos com os fornecedores/contratados. Por exemplo: Manual de segurança para as empresas contratadas
8-Reconhecer os riscos adicionais associados com as contratadas
9-Limitar a  interação entre os funcionários e prestadores de serviços nos  locais de trabalho para minimizar o risco.
10-Exigir documentação necessária, como planos de segurança das contratadas; Programas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, etc
11-Certifique-se que  as contratadas podem fornecer primeiros socorros e assistência médica aos seus empregados
12-Implantar um programa de gerenciamento de riscos e de segurança para as contratadas.
Fonte: BLR — 16/03/2015

Comentário:
O ideal seria montar um Manual de Saúde, Segurança e Meio Ambiente Para Contratadas com todas as obrigações e responsabilidades e seguir as orientações acima mencionadas.
Este manual conteria;
■ As orientações básicas para as Empresas Contratadas com finalidade de orientá-las na execução dos serviços contratados, visando garantir a implementação e administração dos seus respectivos Programas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, conforme identificação dos riscos nos ambientes de trabalho e normas de segurança.
■ É de responsabilidade da contratada planejar e executar suas atividades de modo a prevenir incidentes de trabalho, preservar a saúde de seus empregados e o meio ambiente. A contratada é responsável pelos atos e atitudes de seus empregados decorrentes da inobservância dos procedimentos de Segurança e Meio Ambiente; sua responsabilidade significa também a obrigação de interromper qualquer atividade ou postura que represente risco imediato à Segurança e Saúde das pessoas e que possa causar qualquer impacto (dano) ao Meio Ambiente. ■ É importante a contratada  nomear uma pessoa Responsável, com experiência específica para cumprir as obrigações de Saúde, Segurança e Meio Ambiente. A empresa fará auditorias periódicas nos trabalhos da contratada.  

O que dizem as normas sobre as contratadas
■ Quando vários empregadores realizem, simultaneamente, atividade no mesmo local de trabalho, terão o dever de executar ações integradas para aplicar as medidas previstas no programa de prevenção, visando à proteção de todos os trabalhadores expostos aos riscos ambientais gerados. A norma dá enfoque que todos os empregados no mesmo local de trabalho devem conhecer os riscos e  as medidas de ações integradas nas execuções das proteções de segurança.
■ No outro tópico da norma, estabelece que a empresa contratante e as contratadas, que atuem num mesmo estabelecimento, deverão implementar, de forma integrada, medidas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, de forma a garantir o mesmo nível de proteção em matéria de segurança e saúde a todos os trabalhadores do estabelecimento. A empresa contratante deverá adotar medidas necessárias para que as empresas contratadas  recebam as informações sobre os riscos presentes nos ambientes de trabalho, bem como sobre as medidas de proteção adequadas. Além disso, a contratante deverá, ainda, adotar medidas necessárias para acompanhar o cumprimento das medidas de segurança e saúde no trabalho pelas empresas contratadas que atuam no seu estabelecimento.
■Sempre que vários empregadores realizem, simultaneamente, atividades no mesmo local de trabalho terão o dever de executar ações integradas para aplicar as medidas previstas no PPRA visando à proteção de todos os trabalhadores expostos aos riscos ambientais gerados. NR‑9‑9.6.1.  
■Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração, de outra... serão para efeito de aplicação das Normas Regulamentadoras  solidariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. NR-1.6.1

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