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domingo, novembro 04, 2012

Ferimento causado por bateria de veículo


Uma bateria de veículo de 12 volts foi desconectada usando uma chave de boca.  A chave deslizou e aterrou quando entrou em contato com metal. 

A pessoa recebeu uma queimadura em seu dedo do anel enquanto seu anel do ouro estava em contato com a chave. 

O ferimento foi em volta do dedo do anel, e grave suficiente para causar preocupação pela perda do dedo por falta da circulação adequada. 

A maioria de baterias de veículo tem  600 - 800 ampères, corrente de partida, comparado  a 75 ampères para  solda de vara , e 300 ampères para solda em arco voltaico.  Os ferimentos severos de queimadura podem ocorrer se uma bateria for aterrada em contato com objetos de metal tais como; anéis e a outras jóias.

Fonte: Safety Council of Texas City – Volume 1, Number 1 September, 2003

Comentário:
Aprenda a ler uma bateria
Na carcaça da peça vem indicada algumas informações que orientam a aplicação da bateria. Exemplo: 12V - 55Ah - 425, (foto 4) sendo:
■12V é sistema elétrico no qual é aplicada (12 ou 24 Volts);
■55Ah indica qual a capacidade nominal da bateria, que é o teste que determina a quantidade de energia (em ampères/hora) que a bateria totalmente carregada consegue armazenar, numa temperatura de 27o C e durante 20 horas, sem que a tensão entre os pólos caia abaixo de 10,5 Volts. O valor é calculado multiplicando a corrente de descarga pelo tempo - em horas - que a bateria leva para atingir a tensão de 10,5 Volts.
■ 425 A é a corrente de partida a frio - uma das funções da bateria é fornecer energia elétrica ao motor de arranque para acionamento inicial do motor do veículo, momento que requer uma grande descarga em ampéres. O teste de descarga a frio (padrão SAE) mede a descarga em ampéres que uma bateria totalmente carregada manterá durante 30 segundos a 18o C negativos, sem que a tensão da bateria caia abaixo de 7,2 Volts. Fonte:  Senai  

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posted by ACCA@4:17 PM