Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, maio 03, 2012

Carro cai em córrego devido a erro de GPS

Um carro caiu em um córrego após a motorista, uma jovem de 25 anos, perder o controle do volante, por volta de 00h30 de domingo, 22 de abril. A motorista  seguia para uma festa no bairro do Tucuruvi,  quando o GPS do carro mostrou que ela deveria entrar na rua Guaraja, como não conhecia a região, ela entrou na via e sem perceber que, na verdade, era uma ponte sem proteção. O carro acabou caindo e capotando duas vezes até parar no córrego. O Corpo de Bombeiros foi chamado, mas a jovem não se feriu gravemente.

Fonte: Yahoo Notícias – 22 de abril de 2012


Comentário: Existe um conflito de segurança veicular, pois os fabricantes investem maciçamente na segurança ativa e passivas dos veículos, mas ao mesmo tempo eles incluem no painel de bordo desses veículos uma série de dispositivos eletrônicos para entretenimento dos motoristas e passageiros. Parece mais um “home theater móvel”. A distração prevalece no ato de dirigir. Na Inglaterra  os dispositivos de GPS causam 300 mil acidentes por ano.

As montadoras americanas, despreocupadas com regras mais rígidas de segurança  sobre distração no trânsito, estão acumulando novas tecnologias em seus veículos, desde telas de 17 polegadas no painel até serviços que acessam o Facebook e compram ingressos de cinema on-line. As montadoras estão lançando o que chamam de “carro conectado”. Esses veículos podem fazer de tudo, desde reservar lugares num restaurante até mostrar mensagens do Twitter — tudo isso a cem quilômetros por hora. E há outras novidades a caminho. Software para importar para os carros aplicativos feitos para o iPhone e o Android deve chegar ao mercado em breve.(The Wall Street Journal)

Marcadores: ,

Print Friendly and PDF

posted by ACCA@2:02 PM