Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, julho 14, 2006

Encontrada bomba da 2º Guerra em Berlim



Uma bomba britânica da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), pesando de 500 quilos e encontrada durante as obras que estão sendo feitas na avenida Unter den Linden no centro de Berlim, foi detonada na noite de quinta-feira, 9 de dezembro de 2005 pela polícia.

Agentes de segurança isolaram a avenida Unter den Linden entre a Staatsoper, uma das três óperas de Berlim, e a universidade Humboldt por razões de segurança, o que gerou um caos no trânsito do centro da cidade.

A universidade, o hotel Unter den Linden, o mercado do Natal e os edifícios da área foram desalojados. Os cantores da ópera tiveram que adiar o ensaio geral para a estréia da peça de "Boris Godunov" de Modest Mussorgsky, uma das obras-primas do repertório russo.

Os achados de bombas da Segunda Guerra Mundial são relativamente freqüentes na Alemanha.

A polícia berlinense calcula que ainda restam enterradas mil bombas sem explodir, que costumam ser descobertas quando são feitas obras.

Segundo o jornal "Bild Zeitung", os bombeiros desenterraram, desde 1947 em Berlim, 1,8 milhão de materiais explosivos de todo tipo, no total de 10,5 mil toneladas.

Entre 1942 a 1945, os aliados jogaram 440.000 bombas sobre Berlim e em média 5% das bombas falharam (não explodiram).

Folha Online - 09/12/2005

Print Friendly and PDF

posted by ACCA@3:49 AM