Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, junho 10, 2006

Médico ensina a lavar as mãos

Ninguém duvida da necessidade de lavarmos as mãos antes das refeições. Igualmente sabemos que na cozinha, antes do preparo dos alimentos para uma refeição, devemos cuidar da higiene das mãos que irão manipular os alimentos. Porém, chefs e cozinheiros famosos nos programas de TV, ao apresentar como elaboraram seus laureados pratos, esquecem sempre de mostrar o ritual do lava-mãos, o que não deixaria de ser oportuno. Na realidade, mostraria aos telespectadores como uma medida simples pode representar uma grande contribuição para o preparo dos alimentos, principalmente dos que serão consumidos por outras pessoas.

Como diz o médico infectologista Flávio Luengo, lavar as mãos não é simplesmente molhá-las, mas observar as seguintes etapas:
a - enxágüe primeiro as mãos e depois use o sabonete e uma esponja para produzir bastante espuma;
b - esfregue as mãos, fazendo com que uma limpe a palma e o dorso da outra, o pulso e mesmo as unhas;
c - permaneça lavando as mãos por cerca de 15 segundos (ou conte devagar até 15); enxágüe e seque-as em seguida.
Fonte: Folha de São Paulo – São Paulo, 4 de junho de 2006

Print Friendly and PDF

posted by ACCA@2:28 AM

1 Comments:

At 4:01 AM, Blogger Nenandez said...

Assunto interessante! Não dá para simplesmente "lavar as mãos" e ignorar. Maçanetas, torneiras, corrimãos das escadas rolantes de um shopping, o dinheiro, são exemplos de meios comuns, incorporados no dia-a-dia, repletos de microorganismos e possibilidades de doenças e, no entanto, a maioria das pessoas desabituou-se de lavar as mãos ao chegar da rua ou, antes da manipulação de alimentos e, até mesmo ao sair do banheiro, sem esquecer que de nada adianta apenas molhar as pontas dos dedos! É preciso resgatar o hábito. Lavemos as mãos, pois. No bom sentido!

 

Postar um comentário

<< Home