Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, abril 14, 2006

Explosão de oxigênio líquido

Explosão de caminhão carregado com oxigênio líquido

A explosão de um caminhão carregado com oxigênio líquido matou três pessoas e feriu outras três na tarde de quinta-feira, 13 de setembro de 2001, em Itaquaquecetuba (Grande São Paulo). O acidente ocorreu por volta das 14h30, na avenida Industrial.

Uma reação química teria causado a explosão, que aconteceu quando o tanque era engatado na carreta do veículo.

O incidente ocorreu avenida Industrial. A carreta pertence à transportadora Gafour e levava oxigênio líquido, altamente inflamável, a uma indústria metalúrgica próxima ao local. Segundo funcionários da Gafour, o oxigênio vinha da AGA, distribuidora de gases industriais e medicinais.

Transferência de carga
O veículo havia tombado às 21h de quarta-feira, 12 de setembro, no momento em que fazia uma curva. Às 10h de quinta-feira, uma equipe de funcionários da transportadora chegou ao local para transferir a carga para o tanque de outro caminhão.

Um guincho também foi chamado para erguer o veículo e o tanque tombados. Segundo Ivo Vila, 43, motorista do guincho, no momento da explosão a transferência da carga já havia sido feita.

"Eles (os técnicos da Gafour) falaram que não havia risco nenhum de mexermos no tanque", diz o motorista. Vila afirma que no momento em que o tanque foi erguido, parte da carga vazou.

Quando o tanque era engatado, houve o desastre. Morreram Márcio Pellizzales, 23, ajudante do guincho, Severino Pereira dos Santos, 52, mecânico da Gafour, e César Roberto Moreira, 40, mecânico da transportadora. Todos foram lançados à cerca de 30 metros de distância.

Quatro pessoas ficaram levemente feridas: o vigia Alcides Lucas de Salles, 72, o supervisor técnico da Gafour Adalberto Damasceno Leal, 67, o motorista Dagomar Venâncio e o Paulo Roberto de Araújo, também funcionário.

A AGA, que divulgou nota lamentando o acidente, informou prestará toda a assistência necessária às vítimas e seus familiares.

Empresa divulga nota sobre explosão em Itaquaquecetuba
A empresa AGA, distribuidora de gases industriais e medicinais, divulgou nota lamentando o acidente ocorrido hoje em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, que provocou a morte de três pessoas. Outras três pessoas sofreram ferimentos leves. A empresa está empenhada em agilizar todo o processo de perícia e investigação para esclarecer as causas do acidente", diz a nota.

Fonte: Folha de São Paulo - São Paulo, 14 de setembro de 2001

Print Friendly and PDF

posted by ACCA@1:44 PM