Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, julho 11, 2017

Incêndio atinge indústria química em Guarulhos

Um incêndio de grandes proporções atingiu a indústria química SPQuim, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na manhã de quinta-feira, 29 de junho.  
A indústria localiza a Rua Décio da Silva, 491,  no bairro Bonsucesso. Todos os funcionários conseguiram sair, segundo a empresa.
De acordo com a empresa, no galpão estavam estocados tambores de hexano (material usado para a extração de óleo, gordura e todos os tipos de solvente) e álcool anidro.

INICIO DO INCÊNDIO
O fogo atingiu dois tanques de solvente, material altamente inflamável, que explodiram. Moradores da região ouviram o som das explosões.
“As equipes tentam isolar o fogo  para não espalhar para os imóveis vizinhos”, disse o capitão Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros. Ele acrescentou que a temperatura das chamas atinge 700 graus em alguns pontos.
A brigada de incêndio da indústria tentou apagar o fogo, mas como as chamas se espalharam rapidamente, acionaram os bombeiros.

CONTROLE DO FOGO
Os bombeiros conseguiram controlar o incêndio por volta das 13h.

DANOS MATÉRIAS
Como houve derramamento de líquidos inflamáveis, uma pequena quantidade "invadiu", por gravidade, uma residência localizada atrás da empresa, na  Rua Gino Parente, de onde foram retiradas quatro pessoas idosas, sem ferimentos e nem intoxicação. 
Não houve danos em outros imóveis, ficando restritos aos três galpões que compunham a empresa. A Cetesb confirmou que houve contaminação do solo.






VÍTIMAS
Um funcionário que integra a equipe de brigadistas  se feriu quando combatia o fogo em seu estágio inicial.

CORPO DE BOMBEIROS
Foram mobilizadas 22 viaturas e 66 bombeiros

EMPRESA
A fábrica atua na recuperação de solvente e tinha licença ambiental emitida pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) com validade até 2018.
As causas do incêndio serão investigadas pela Polícia Civil.
Fonte: G1 SP-29/06/2017 , Defesa Civil do Estado de São Paulo, 29/06/2017

Marcadores:

posted by ACCA@8:34 PM