Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, julho 07, 2016

Obrigatório uso de farol baixo nas estradas

Lei do farol baixo durante o dia nas estradas entra em vigor na próxima sexta-feira. É farol baixo, não é lanterna. A polícia já viu que tem muita gente se confundindo.    Muitos motoristas não sabem a diferença e também se atrapalham com os comandos, no painel do carro.

MULTA
Multas começam a ser aplicadas na sexta-feira (8).  Descumprimento será considerado infração média, com multa (atualizada) de R$ 130,16
A lei 13.290/2016 que torna obrigatório o uso do farol baixo durante o dia é do senador José Medeiros (PSD-MT).  Segundo o criador da legislação, que foi policial rodoviário federal durante 20 anos, a medida "é bastante simples e irá aumentar a segurança nas estradas, contribuindo para a redução de acidentes frontais e salvando inúmeras vidas".
Já é obrigatório o uso de luzes acesas, mesmo durante o dia, para motociclistas e para todos os veículos que trafegam em túneis. Fonte: @ZR, G1 - 06/07/2016

Comentário:



“Essa exigência começou nos países nórdicos, onde há grandes períodos do ano com poucas horas de luz natural. Só que o Brasil é um país de alta incidência solar. Nos EUA, com sua megafrota de 260 milhões de carros e diversidade climática muito maior, o conceito de uso não obrigatório permanece após avaliações profundas por anos", argumentou Fernando Calmon, engenheiro automotivo.


Marcadores: ,

posted by ACCA@7:00 AM