Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, julho 22, 2016

Choque elétrico: Queimaduras e Ferimentos

Os ferimentos informados de choques elétricos incluem: queimaduras, ferimentos internos e ferimentos devido à contração involuntária do músculo

QUEIMADURAS
O mais comum ferimento informado de choque elétrico é a queimadura. As queimaduras sofridas de incidentes elétricos podem ser uma ou mais dos seguintes tipos:
■ queimaduras elétricas que causam danos no tecido (pele) e são resultados do calor gerado pelo fluxo da corrente elétrica através do corpo. As queimaduras elétricas  são um  dos principais ferimentos graves, que você pode receber e deveria ser dada atenção imediata     
■ as altas temperaturas próximas do corpo produziram arco elétrico ou explosão causada por arco elétrico ou queimaduras por arco elétrico. Eles deveriam ser atendidos imediatamente.
■ as queimaduras térmicas por contato ocorrem quando a pele vem em contato com o equipamento elétrico sobreaquecido ou quando a roupa está em combustão por um incidente elétrico.

FERIMENTOS INTERNOS
A eletricidade excessiva percorrendo através do corpo humano pode causar danos graves em órgãos internos. Os problemas médicos resultantes incluem:
■ hemorragia (ou sangramento interno)
■ destruição do tecido (pele)
■ danos no nervo ou músculo
Estes ferimentos internos não podem ser imediatamente visíveis para a vítima ou a observadores, entretanto, não sendo tratado, eles podem resultar na morte.

CONTRAÇÃO INVOLUNTÁRIA DO MÚSCULO
A  contração normal do músculo é causada pela quantidade  muito pequena de eletricidade que são criadas dentro do nosso corpo.
Os músculos contraem se  violentamente, quando estimulado por uma quantidade excessiva de eletricidade. Estas contrações  podem danificar os músculos, os tendões  e os ligamentos e pode ainda quebrar os ossos.
Se a vítima  está segurando um objeto eletrocutando, os músculos da mão podem contrair se,  fazendo  o impossível para deixar cair o objeto e prolongando o contato com a corrente.

Também, ferimento ou morte pode resultar, quando  as contrações violentas do músculo fazem com que os trabalhadores caiam das escadas e dos andaimes ou golpeiam inadvertidamente com outros objetos.

Imagens fortes para mostrar a gravidade da ocorrência de acidentes com energia elétrica




Fonte: @ZR, OSHA – Occupational Safety and Health Administration  (Agência  de Administração de Saúde e Segurança Ocupacional). 

Marcadores: ,

posted by ACCA@7:00 AM

1 Comments:

At 7:37 AM, Blogger Unknown said...

Meu esposo tá a dois meses com os braços queimados por conta de uma descarga elétrica.. ele senti muitas dores só tem movimento em um dos braços.. e e pouco ele corre risco d morte.?😪

 

Postar um comentário

<< Home