Vale substitui caminhões por correias para transporte de minério de ferro
Atingida pela queda no preço das commodities, a Vale aposta
em um novo sistema de transporte de minério de ferro para reduzir seus custos e
minimizar o impacto ambiental.
A nova estrutura, planejada para o projeto da mineradora
chamado de S11D, em Canaã dos Carajás (Pará), é composta por correias de
borracha, escavadeiras e britadores móveis e substituirá o uso de caminhões.
As correias percorrerão até nove quilômetros de distância
entre o local da extração e a usina de beneficiamento do produto. Com o
transporte, a usina pôde ser planejada para uma área de pastagem, fora da
Floresta Nacional de Carajás, reduzindo o impacto com o desmatamento.
No total, serão instalados 37 quilômetros de correias
transportadoras distribuídas dentro da mina, incluindo ramais que vão se
conectar ao tronco principal até a usina de beneficiamento.
Se no S11D fosse adotado o sistema de mineração
convencional, em que o minério tem de ser levado da escavadeira até britadores
fixos, teriam de ser usados 100 caminhões fora de estrada.
Com a solução, a Vale pretende reduzir em até 77% o consumo
de diesel, o que representa uma queda de 50% na emissão de gases de efeito
estufa na operação.
BAIXOS CUSTOS
Segundo a mineradora, o S11D é o maior projeto da indústria
de minério de ferro e tem como uma de suas vantagens os custos baixos.
"O S11D é um projeto que agrega 90 milhões de toneladas
de minério de ferro à produção da Vale. Trata-se de um investimento em que o
minério, quando for colocado no porto, vai custar menos de US$ 10 por
tonelada", diz o diretor de Implantação de Projetos de Ferrosos Norte,
Jamil Sebe. Fonte: Folha de São Pulo - 24/10/2015
Marcadores: Tecnologia
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