Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, maio 08, 2014

Redemoinho de fogo

Foto - A motorista Janae Copelin estava dirigindo em Chillicothe, Missouri (EUA), quando se deparou com esta cena. Um fazendeiro estava queimando seu campo quando o vento provocou um pequeno redemoinho que direcionava o fogo para o céu. Os redemoinhos de fogo são formados quando ventos fortes e calor intenso combinam

Os redemoinhos de fogo, também conhecidos como demônios de fogo, tornados de fogo ou firenadoes, são turbilhões de fogo que podem ocorrer quando as condições de calor intenso e vento turbulento se combinam para formar redemoinhos de ar . Esses vórtices pode manter o formato de estrutura como de um tornado que suga detritos e gases combustíveis em chamas.

Um tornado de fogo consiste de um núcleo, a parte que está realmente pegando fogo e um bolsão invisível de ar que alimenta  com oxigênio fresco para o núcleo em rotação. O núcleo de um tornado típico de fogo é de ( 0,30-0,91 m ) de largura e (15 a 30 m) de altura. Sob as condições adequadas,  um grande tornado de fogo pode se formar, tem dezenas de metros de largura e mais de 300 m de altura.

A temperatura no interior do núcleo de um tornado de fogo pode chegar a 1090 ° C - quente o suficiente para potencializar a reignição de cinzas ou resíduos do chão. Muitas vezes, os tornados de fogo são criados quando um incêndio ou tempestade cria seu próprio vento, que pode se transformar em um vórtice de fogo.

Combustíveis, gases ricos em carbono liberados pela queima de vegetação no solo são o combustível para a maioria dos tornados de fogo. Quando sugado por um redemoinho de ar, este gás não queimado viaja até o núcleo até que ele atinja uma região onde há ar suficiente, o oxigênio fresco aquecido para incendiá-lo . Isso causa a aparência esbelta do núcleo de um tornado de fogo.

Redemoinhos de fogo  real geralmente se movem muito lentamente. Os tornados de fogo podem incendiar-se objetos em seus trajetos e pode arremessá-los em seus arredores. Os ventos gerados por um tornado de fogo também pode ser perigoso. Grandes tornados de fogo podem criar ventos de mais de 160 km/ h, forte o suficiente para derrubar árvores.
Tornados de fogo podem durar uma hora ou mais, e eles não podem ser extintos diretamente.

Durante o incêndio florestal  de Canberra. Austrália, de  2003 , um tornado de fogo com diâmetro de cerca de 500 metros, com ventos horizontais  superiores a 250 quilômetros por hora foi documentada. Os danos provocados foram equivalentes a um tornado F3 na escala Fujita.
 Atualmente, existem três tipos conhecidos de redemoinhos de fogo :
• Tipo 1: estável e centrada sobre a área em chamas.
• Tipo 2: estável ou transitória , a favor do vento da área queimada.
• Tipo 3: estável ou transitória , centrado sobre uma área aberta ao lado de uma área de queima assimétrica com o vento.

Fonte: Wikipédia -15 de abril de 2014

Vídeo:
O ar seco que atingiu  estado de São Paulo causou a formação de um redemoinho de fogo em Araçatuba, a 530 km de São Paulo. O fenômeno com chamas altas foi registrado em uma pastagem da cidade, 22 de agosto de 2010.

Marcadores:

posted by ACCA@2:33 PM