Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, maio 10, 2014

Motorista de ônibus dirige enquanto digita em smartphone

Um motorista da Linha 600 (Saens Pena-Taquara) foi flagrado digitando no celular, em plena Estrada Grajaú-Jacarepaguá, que liga as zonas Norte a Oeste do Rio.

O motorista estava com a cabeça baixa e segurava o volante com apenas umas das mãos. Ele olhava o que parecia ser uma mensagem, mesmo com a aproximação de uma curva.
Após guardar o celular no bolso e conversar com uma pessoa, o motorista voltou a pegar o aparelho e olhar sua tela.Fonte: G1 05/05/2014

Comentário: O empregado, quando em serviço deve se dedicar a execução das tarefas para as quais foi contratado.  Se interrompe o seu trabalho para receber ou fazer ligações telefônicas em seu aparelho, está deixando de cumprir com a sua obrigação junto com o empregador. Esta deixando de produzir. Dependendo da atividade pode comprometer  um processo de produção ou colocar em risco a até mesmo a vida de pessoas.
Dependendo a atividade do empregado o uso de celular em serviço deve ser proibido, quando o desvio de atenção  para falar no aparelho, possa produzir qualquer tipo de risco.  .
O descumprimento de ordem expressa do empregador caracteriza ato de insubordinação.  Deixar de executar suas tarefas para cuidar de interesse particular durante a jornada de trabalho caracteriza desídia.  Tanto uma falta como outra estão elencadas no artigo 482 da CLT.
A punição que vai desde uma advertência verbal até uma demissão por justa causa deve ser dosada em conformidade com a gravidade do ato e a sua reiteração, bem como o passado funcional do empregado e o seu tempo de serviço na empresa.

Estudo realizado pelo Instituto de Transporte Tecnológico Virginia ( VTTI ) concluiu:
■De todas as tarefas relacionadas com telefones celulares - incluindo conversar, discar  ou pegar o telefone – enviar mensagens de texto enquanto dirige é o mais perigoso .
■Um motorista de caminhão lendo mensagens de texto enquanto dirige é 23,2 vezes mais propenso em envolver em acidente do que um motorista de caminhão prestando atenção à estrada.
■Um motorista de caminhão fazendo ligação  com celular é 5,9 vezes mais propenso em envolver em acidente.
■Um motorista de caminhão ao pegar o celular ou outro dispositivo é 6,7 vezes mais propenso sofrer um acidente de caminhão .

■Para cada 6 segundos dirigindo, o motorista, enviando ou recebendo mensagem de texto gasta 4,6 desses segundos, com os olhos  fora estrada (não prestando atenção). Isso faz com que mensagem de texto a maior distração de todas as tarefas relacionadas com telefone celular ou  com algum dispositivo eletrônico.

Marcadores: ,

posted by ACCA@3:41 PM