Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, janeiro 01, 2013

Acidente doméstico com serra elétrica


Um jovem de 29 anos ficou ferido após sofrer um acidente doméstico em Joinville. O jovem AS  estava cortando tábuas para fazer um armário quando cortou o próprio pulso com uma pequena serra elétrica circular. O acidente aconteceu em junho de 2012, por volta das 14 horas, no bairro Costa e Silva.

Os bombeiros foram imediatamente acionados pela mulher, que está grávida e ficou desesperada ao ver a profundidade do ferimento do marido Ele foi encaminhado para o Hospital da Unimed, e seu estado é considerado estável. Fonte: A Notícia – junho de 2012

Comentário:
PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA BÁSICAS PARA FERRAMENTAS ELÉTRICAS

1. SEGURANÇA DA ÁREA DE TRABALHO:
a) Mantenha a área de trabalho limpa, organizada e bem iluminada. Desordem ou áreas de trabalho pouco iluminadas podem gerar acidentes.
b) Não trabalhe com ferramentas elétricas em ambientes com risco de explosão, onde se encontram líquidos, gases ou pós inflamáveis. Quando em trabalho, ferramentas elétricas geram faíscas que podem inflamar pós ou vapores.
c) Mantenha crianças e outras pessoas afastadas das ferramentas elétricas durante a utilização. Caso ocorra uma distração do operador, é possível que ele perca o controle sobre a ferramenta e essa venha a ferir alguém que esteja por perto.
c) Mantenha o aparelho afastado de chuva ou umidade. Infiltração de água numa ferramenta elétrica aumenta o risco de choque elétrico.
d) Não utilize o cabo da ferramenta para transportar, pendurar ou desconectar o plugue da tomada. Mantenha o cabo afastado de calor, óleo, áreas cortantes ou partes do aparelho em movimento. Cabos danificados aumentam o risco de choque elétrico.
e) Ao trabalhar com a ferramenta elétrica ao ar livre, utilize cabos de extensão apropriados. A utilização desses cabos reduz o risco de choque elétrico.
f) Ao utilizar ferramentas elétricas em ambientes úmidos, use um disjuntor junto ao circuito elétrico. A utilização de disjuntores evita choques elétricos quando o cabo vier a sofrer uma sobrecarga.

2. SEGURANÇA ELÉTRICA:
a) O plugue da ferramenta elétrica deve encaixar completamente na tomada. Não modifique o plugue de maneira alguma. Não utilize adaptadores em ferramentas elétricas protegidas por ligação terra. Plugues padronizados e tomadas apropriadas reduzem o risco de choques elétricos.
b) Evite que seu corpo entre em contato direto com superfícies ligadas a terra, como tubos, refrigeradores e aquecedores. Existe elevado risco de choque elétrico quando alguma parte do corpo está em contato direto com a terra.
c) Evite o funcionamento involuntário das ferramentas elétricas. Certifique-se de que a ferramenta está desligada antes de conectá-la à rede ou à bateria, bem como antes de levantá-la ou transportá-la. Transportar a ferramenta com o dedo no interruptor ou conectar a ferramenta na rede com o botão ligado pode gerar acidentes.
d) Remova chaves de regulagem ou de aperto antes de ligar a ferramenta elétrica. Chaves fixadas a partes móveis que possuem movimento de rotação podem resultar em graves acidentes.

3. SEGURANÇA PESSOAL:
a) Esteja atento, observe o que você está fazendo e tenha prudência ao trabalhar com ferramentas elétricas. Não utilize ferramentas elétricas quando estiver cansado, sob influência de drogas, álcool ou medicamentos. Um pequeno momento de descuido ao utilizar ferramentas elétricas pode levar a lesões graves.
b) Ao utilizar ferramentas elétricas, faça uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). Utilizar corretamente os equipamentos de proteção individual tais como máscaras de proteção contra poeira e fuligem, sapatos de segurança antiderrapantes, capacete de segurança, protetor auricular e óculos de proteção, de acordo com o tipo e aplicação da ferramenta elétrica, reduz os riscos de acidentes.
c) Não trabalhe em posições anormais. Mantenha sempre o equilíbrio e a firmeza durante a utilização de ferramentas elétricas. Isso gera maior controle durante situações inesperadas de uso.
d) Utilize roupas apropriadas. Não use roupas largas nem jóias ou relógios. Mantenha cabelos, roupas e luvas afastadas das partes em movimento da ferramenta. Roupas largas, cabelos compridos jóias e relógios podem vir a se prender nas partes em movimento da ferramenta elétrica.

INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA ESPECÍFICAS PARA CORTES
a) Perigo! Mantenha as mãos longe da área de corte da lâmina. A mão auxiliar deve ficar apoiada na carcaça do motor ou em outro local que não ofereça perigo de lesões. Se ambas as mão estiverem apoiadas na ferramenta, elas não serão atingidas pela lâmina de corte.
b) Não toque na parte inferior da peças que estiver sendo cortada. O guarda de proteção não será eficaz na parte debaixo da peça de trabalho.
c) Ajuste a profundidade de corte de acordo com a espessura da peça a ser cortada. Menos de um dente da lâmina deve ficar visível no fundo da peça de trabalho.
d) Nunca segure a peça a ser cortada em suas mãos ou sobre as pernas. Utilize uma base fixa e que ofereça firmeza à peça. É importante fixar a peça de forma segura para reduzir a exposição do corpo a lâmina de corte e para não haver perda de controle da ferramenta.
e) Segure a ferramenta utilizando superfícies isoladas, quando estiver operando em lugares que possam encostar em fiação elétrica ou até mesmo no cordão elétrico do equipamento. O contato das ferramentas de corte em fiação elétrica energizada pode causar choque elétrico ao operador.
f) Quando estiver abrindo fendas, utilize guias. Isso aumenta a precisão no corte e diminui a probabilidade de comprometer a lâmina por flexão da mesma.
g) Sempre utilize disco de corte de tamanho e formato corretos conforme a capacidade da ferramenta. Lâminas e discos que não se encaixam perfeitamente ao equipamento irão girar excentricamente, gerando a perda de controle.
h) Nunca utilize lâminas, discos, flanges, parafusos e porcas danificados ou não recomendados pelo fabricante. Essas peças são projetadas de acordo com o equipamento para melhorar o desempenho durante a aplicação.  Fonte: Manual de Serra Elétrica Circular

Marcadores: ,

posted by ACCA@9:29 PM