Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, junho 02, 2012

Queda do telhado e fatalidade

O QUE HOUVE:
O trabalhador realizava serviços na tubulação de água no nível do piso. Ao concluir, acessou a caixa d’água elevada através do telhado, para verificar se a mesma estava sendo alimentada. Neste momento, uma telha quebrou ocorrendo sua queda de uma altura de aproximadamente 5 metros.

MOTIVO:
Houve falha na gestão de risco que não previu acesso seguro ao telhado, junto com ausência de permissão de trabalho para esta tarefa. O empregado da empresa contratada, com baixo índice de treinamento em SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) subiu em telhado sem o devido conhecimento do risco, vindo a sofrer queda que causou sua morte.

O QUE SE PODE FAZER :
■ Implementar integralmente a sistemática de permissões de trabalho;
■ Implantar sistemática de capacitação da força de trabalho, contemplando todas as atividades
desenvolvidas na unidade;
■ Exigir e fiscalizar os requisitos de SMS abrangendo todas as contratações de prestação de serviços; e
■ Revisar análises de riscos atualizando os cenários de trabalho em altura.


Fonte: Petrobras – Maio de 2012

Comentário:
Na realidade a empresa deveria ter um Guia de Segurança e Meio Ambiente para Empresas Contratadas. As empresas contratadas deveriam manter, no mínimo, o Programa de Segurança, Higiene e Meio Ambiente da Empresa Contratante. Isso deveria fazer parte do contrato.
Este Guia ou Manual  deve conter as orientações básicas dirigidas às empresas contratadas visando orientá-las na implementação e administração dos seus programas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente – SSMA – conforme estipulado no contrato. Além disso,  poderia ser exigidas das Contratadas controle de riscos não previstos ou específicos na execução de determinados serviços.
A finalidade deste manual é obrigar a empresa contratada  conhecer e aplicar todas as Normas de Segurança, específicas para o seu tipo de atividade e em nenhuma hipótese a Contratada poderá alegar seu desconhecimento.
Numa empresa de grande porte existem alguns serviços em que as operações devem ser autorizadas.
Por exemplo, os serviços relacionados abaixo exigem Emissões de Permissões Escritas:
■ Escavação, demolição, perfuração;
■ Serviços a quente (solda e corte de qualquer natureza);
■ Entrada em Espaços Confinados;
■ Trabalho sobre andaimes;
■ Operação de veículos industriais;
■ Operação de pontes rolantes / talhas elétricas, manuais, pneumáticas;
■ Trabalho em Alta Tensão;
■ Trabalho em altura;
■ Liberação de área;
■ Isolamento de área;
■ Plano de acesso a telhados coberturas e lajes;
■ Pontos de ancoragem para fixação de sistemas de proteção contra quedas.

OBS.:
Por exemplo, em trabalho em altura a Contratante poderia proibir  o acesso e execução de atividades em altura (estruturas, tubulações, coberturas, lajes, telhados, tanques etc.) sem a utilização de dispositivos adequados: andaimes tubulares, plataformas elevatórias, cesta aérea ou plataformas fixas existentes.

LIBERAÇÕES DE MEIO AMBIENTE E HIGIENE INDUSTRIAL
■ Remoção de asbesto e fibra cerâmica refratária;
■ Remoção ou aplicação de tintas;
■ Jateamento em equipamentos;
■ Utilização de agrotóxicos e PCBs;
■ Movimentação de terras.

São atividades perigosas que necessitam acompanhamento ou fiscalização  do setor de segurança.
A  Contratante fornecerá, à Contratada, detalhes sobre outras Permissões de trabalho que possam ser necessárias para executar serviços em outras áreas de risco, como áreas com risco de incêndios ou explosões, e de explosões químicas de alto potencial.

TRABALHOS QUE EXIGEM CONHECIMENTOS ESPECIAIS
Todos os empregados de Contratadas que atuam em serviços que exigem conhecimentos especiais precisam ser qualificados. Se eles não tiverem as devidas qualificações, a Contratada deverá providenciar a qualificação necessária por entidade regulamentada, e ainda fornecer um treinamento específico em SSMA. Esse treinamento será específico sobre os riscos envolvidos, e dará o conhecimento e a capacidade necessária para  execução do serviço com segurança. A Contratante  avaliará o treinamento para assegurar que os empregados da Contratada atendam aos requisitos necessários. Toda atividade de treinamento será documentada.

A Contratante poderá relacionar uma série de serviços que apresentam potencial de riscos que necessitam de autorizações, conhecimentos específicos, para incluir nesse manual especifico para conhecimento da Contratada.  O Manual de Segurança para a Contratada é específico  para cada tipo de empresa e seus riscos.

Marcadores: ,

posted by ACCA@5:38 PM