Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, agosto 02, 2007

Impressora de escritório pode causar danos a saúde

A impressora de escritório pode ser tão perigosa para nossos pulmões quanto a fumaça de um cigarro, de acordo com testes da qualidade do ar feitos por cientistas australianos.

Uma pesquisa de dezenas de impressoras a laser revelou que quase 30 por cento emitem níveis potencialmente perigosos de partículas no ar.

O laboratório da Universidade de Queensland de Qualidade de Ar e Saúde testou 62 máquinas e encontrou 17 máquinas que eram grandes emissoras de partículas.

Danos à saúde:
Estas partículas ultrafinas eram capazes de infiltrar nos pulmões e causar danos a longo prazo, como acontece no caso dos fumantes passivos, disse a pesquisadora Lídia Morawska da Universidade de Queensland de Tecnologia.
“As partículas ultrafinas são a maior preocupação porque podem penetrar profundamente nos pulmões onde podem colocar significativamente em risco a saúde. Estas partículas (da impressora) são minúsculas como partículas de fumaça de cigarro e, quando penetra profundamente no pulmão, provocam a mesma quantidade de danos. Os efeitos à saúde de inalar partículas ultrafinas dependem da composição da partícula, mas os resultados podem variar da irritação respiratória a uma doença mais severa tal como problemas cardiovasculares ou câncer”, disse a prof Morawska.

Testes:
Os testes em equipamento de escritório mostraram que as impressoras eram a fonte mais significativa de concentrações de partícula em um edifício de escritório padrão.

Os teste foram feitos em um espaço amplo e aberto, indicaram que os níveis de partículas no escritório aumentaram cinco vezes durante as horas do trabalho devido ao uso de impressoras.

Cartuchos novos – gráficos e imagens:
As impressoras emitiam mais partículas quando o cartucho do toner era novo, e quando imprimia gráficos e imagens porque necessitavam maior quantidade de toner, disse a prof. Morawska.
Os níveis da emissão variaram muito entre os fabricantes de máquinas, modelos, idade de impressora, modelo do cartucho e idade do cartucho, ela disse.
Os resultados foram publicados no jornal de Tecnologia e Ciência Ambiental da Sociedade Americana de Química.

Regulamentação:
Os pesquisadores disseram que esses resultados apontaram a necessidade de governos regular emissões de partículas das máquinas.
"Os governos regulam níveis da emissão de partículas ao ar livre de veículos, fábricas, etc. Por que não para impressoras?", disse a professora.

Recomendação: Ventilação
Os pesquisadores recomendaram que as empresas garantam que os escritórios sejam bem ventilados para permitir a dispersão das partículas em suspensão mais facilmente.

Fonte: News – Australia, July 31, 2007

posted by ACCA@10:29 PM